IDOSO

 

Aqui estou eu a bordo de uma Lan House inserida na Rodoviária de Balneário Camboriú – SC. O que estou fazendo aqui? Como vim parar aqui?

Vim atendendo uma intimação judicial para comparecer  a uma audiência, acompanhado de minha advogada, causídica esta, defensora dos interesses meus e da Mariza (se não se lembram dela, cliquem em Dia dos Namorados). Vocês ainda vão me ver  discorrer sobre estes interesses.

O importante por agora é saber como vim parar aqui e para onde vou agora. Acontece que sou idoso baixa renda e, quando preciso viajar de um estado para o outro, exerço o direito de obter passagem gratuita em viagens interestaduais. Cheguei no final da manhã e aqui estou com a passagem de volta no bolso fazendo hora para embarcar de retorno à Curitiba.

Informem aos seus idosos parentes e amigos como funciona a coisa: O ancião (ou anciã) vai ao posto do INSS da localidade onde aufere seus benefícios e solicita o extrato que comprova o valor de seus ganhos inferior a dois salários mínimos… com carimbo do INSS, isto é muito importante. Depois dirige-se ao guichê da empresa do ônibus que vai ao destino que pretende viajar e procura se informar dos horários previstos para os próximos dias (sempre com antecedência). Quando o funcionário puder ver na tela do seu computador o mapa de assentos disponíveis para o ônibus que foi escolhido, então deflagra, a queima roupa, a pergunta: “O lugar do idoso está disponível ?”  Simples assim. Se a resposta for negativa, peça para que ele busque em outro horário, do contrário, se positiva a resposta, coloque à sua frente o extrato do INSS provando que é baixa renda, ao lado da Identidade provando que tem mais de sessenta e cinco anos, logo idoso. A passagem sai na hora e só é cobrada uma merreca pela taxa  de embarque e uma possível participação nos pedágios.

Este é um serviço de utilidade pública. Meu ônibus vai sair e, nele irá sentado…

 

O IDOSO      

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO, Crônicas de um 71. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para IDOSO

  1. Pedro disse:

    Importante acrescentar neste serviço de utilidade pública que, caso não tenha ou não comprove baixa renda, mesmo assim as companhias reservam aos idosos, em qualquer lugar do ônibus, um preço com 50% de desconto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s