GOSTO DE ENVELHECER

25 DE OUTUBRO DE 2011. Se não for traído pela minha capacidade de contabilizar dias a partir de datas estabelecidas, vou garantir que fazem hoje 87 dias que não publico, absolutamente nada, neste meu blog.

Será que têm me faltado TEMPO? A INSPIRAÇÃO decidiu me abandonar? Vem existindo CARÊNCIA DE FATOS notáveis, dignos de menção por parte de um idoso indolente?

Não, não e não.

  • TEMPO não falta a um cidadão 100% assistido pela estrutura e pessoas de uma instituição modelo como esta onde moro sem precisar incansavelmente “correr atrás” de minhas necessidades básicas e vitais ;

  • INSPIRAÇÃO não é coisa que se perca, mesmo que se conte com 74 anos de idade (sabem, inspirar e expirar são elementos associados e essenciais à vida) ;

  • Os jornais e boletins jornalísticos foram e continuam sendo pródigos no anúncio e recordação de FATOS (principalmente trágicos) que mereceriam observações, cínicas, irônicas, maldosas ou de regozijo, deste senhor cheio de história e estórias vividas.

No período decorrido aconteceu um fato novo (felizmente) para mim: Imaginem que o “cara”, que durante estes 74 anos “vendeu saúde” e ignorou a necessidade de cirurgias radicais, foi colhido pela detecção de dois aneurismas de consideráveis dimensões, situados, um deles na aorta abdominal e outro na artéria ilíaca direita.

Sacanagem minha desovar pra cima de vocês toda este enunciado clínico sobre o aneurisma. Se tiverem realmente interessados sobre a matéria, sei lá, cliquem e recorram ao GOOGLE e comecem a mandar confeccionar a carteirinha de hipocondríaco honorário.

Mas, então, fui parar na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e ali, sob os cuidados de competente equipe cardiovascular, em torno do doutor Lucas Mantovani, permaneci durante doze dias cumprindo toda uma rotina de exames, procedimentos e medicações preventivas, até chegar aos procedimentos cirúrgicos endovasculares (dá-lhe hipocondríacos!), com posterior estágio na UTI, culminando com períodos de curativos e observações até a tão esperada alta hospitalar.

Pedro, meu filho e Cris, minha nora foram me visitar agora, quem não me faltou um único dia (mesmo fins de semana), foi a Maria Clara, minha amiga, transferindo para mim toda a experiência de quase doze anos de vida como Freira Vicentina, itinerante atuando em acampamentos, hospitais de campanha onde chegava e partia dirigindo Kombi e assistindo, crianças, velhos, pobres e outros necessitados de atenção e carinho.

Hoje Clara é secretária executiva de uma firma de soluções de engenharia, onde trabalha há cerca de 16 anos. Sem se tornar uma “perua” a jovem senhora abandonou o hábito de religiosa mas não conseguiu que o hábito a abandonasse. Quando voltei aqui para o Recanto, consultando o MSN, encontrei um texto, de autor não identificado, onde Clara, a remetente, que parece me conhecer muito bem, soube identificar minha maneira de pensar e ser. Abaixo a transcrição do referido texto:

“Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo ! Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou para a compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio.

Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante. Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Eu dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejo chorar por um amor perdido … Eu vou.

Vou andar na praia em um maiô excessivamente esticado sobre um corpo  decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet set. Eles, também, vão envelhecer.

Eu sei que eu sou às vezes esquecido. Mas há mais, algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.

Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro?

Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.

Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado

Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser velho. A velhice me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu
ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer).”

Tudo isto, na verdade, me faz crer que…

GOSTO DE ENVELHECER

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

14 respostas para GOSTO DE ENVELHECER

  1. Pedro Monçores disse:

    É isso aí…o envelhecimento físico é um direito que todos devem ter e apreciar… pobre dos que não tiveram essa oportunidade…. vamos nessa pai!!!

  2. Eu que ter o previlégio de envelhecer, podendo apreciar as experiências de mentes tão brilhantes quanto a sua, parabéns ao nobre amigo. Fraterno abraço…

  3. joyce disse:

    Tio você é sensacional…rs
    E olha que nem li tudo ainda!
    Semana passada perdemos um paciente com leucemia aguda aos 25 anos, foi duro, foi triste…ele não teve a oportunidade de envelhecer…mas acreditamos que Deus sabe de todas as coisas.
    Você é um privilegiado e eu também quero ter esse privilégio que é ENVELHERCER, BRILHANTE COMO VOCÊ!!!!!

  4. Rosana disse:

    Reflexiva, linda! Embora eu um pouco mais jovem fisicamente, acho que na vivencia, respeito e admiração, já passo dos 80!
    Agora falando com o cara mais sacana que conheço, Tá se achando Nê?

  5. marcia disse:

    VOCÊ E´MARAVILHOVO CHAMO DE VC PQ SEU ESPIRITO E DE UM JOVEM ADMIRO MUITO SUA INTELIGÊNCIA BJS

  6. Rosangela de oliveira disse:

    QUERIDO JURA, QUE BOM QUE VC ESTÁ MELHOR DE SAÚDE,PENA QUE NÃO FIQUEI SABENDO,TBM NÃO ENTENDIA SE SILENCIAO…MAS RESPEITEI.
    CONCORDO COM A REFLEXÃO SOBRE O ENVELHECER, ESTOU NO AUGE DOS MEUS 48 ANOS E JÁ ME PERMITO MUITAS COISAS …SEMPRE DIGO QUE ME PERMITO… E NÃO ESTOU PREOCUPADA COM “A CAMA DESARRUMADA” OU OUTRAS COISAS QUE DESEJO OU NÃO FAZER, ENFIM, TUDO ESTÁ ONDE DEVE ESTAR. DEUS, SE ENCARREGA DE NOS MOSTRAR AQUILO QUE QUE É NECESSÁRIO APRENDER, SEJA COM AS PERDAS OU COM AS VITÓRIAS. TE AMO SEU JURA ….DICA COM DEUS. BJS

  7. Pri disse:

    Nossa, Seu Jura, agradeço a Deus, por me permitir conhecer uma pessoa tão inteligênte como o senhor. Que Ele nos mantenha amigos com tempo suficiente para que eu possa aprender e absorver esse espírito jovem com essa sabedoria de experiências.
    Beijosss

    que sorte teve se João, de ter um amigo como o Senhor.

  8. Pingback: PROCEDIMENTO CIRÚRGICO … | Espaço de Jurandyr

  9. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Sexta feira, 26 de julho de 2019. Novamente Dia do Avô… Sabem, me deu vontade de “reblogar” um post que publiquei em fins do ano de 2011. Se tiverem disposição e curiosidade, releiam comigo clicando sobre minha imagem:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s