TODOS ESTÃO SURDOS…

Domingo, 16 de dezembro de 2012 nos coloca há apenas 9 dias do Natal, data máxima da cristandade uma vez que, segundo escritos, em 25 de dezembro nasceu o Cristo Jesús. Em torno desse acontecimento desencadeia-se anualmente uma série de promoções em nome do amor e da paz entre os homens: Solte o som e prossiga a leitura.

São programados encontros, reuniões e festas familiares;
Confraternizações (pouco fraternas), são estabelecidas por grupos sociais;
O consumo é violentamente instigado para as compras de mimos, lembranças e presentes;
Shoppings, hiper e supermercados, além dos centros comerciais, lotam-se com este apelo ao consumo;
Compromissos financeiros, materiais, morais e espirituais são assumidos – muitas vezes sem lastro – para um próximo ano que se avizinha;
O palco onde nós, os atores sociais, cumprimos nossos papéis, mostra-se cheio de feérica iluminação artificial em contraste com a penumbra e escuridão dos bastidores e cantos sombrios do “teatro da vida”, e
O especial de Roberto Carlos tem sua costumeira apresentação programada e difundida, desta feita nos “brindando” com a canção “Esse Cara Sou Eu”, apologia do utópico homem ideal, sonho de toda a mulher.

Roberto Carlos, fenômeno musical e figura de intenso carisma que desde 1959 cativa um público sempre numeroso que já aplaudiu e cantou “ O calhambeque”; “Quero que vá tudo para o inferno”; “Detalhes”; “Amada amante” e um sem número de sucessos quase que eternos.

Voltando ao Natal. Curiosamente Jesus, o aniversariante, é pouco reconhecido ou lembrado, no meio de toda essa parafernália descrita no primeiro parágrafo. Mas, como? O que andam pensando e fazendo as pessoas? A impressão que temos tido é de que o umbigo passou a se constituir um órgão e o mais importante da anatomia humana, catalisador de todas as atenções do ser.

O leitor me dirá que com tanta comunicação hoje disponível – afinal a telefonia celular foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história – seria insano falar-se do homem egocêntrico. Amigo eu lhe digo, a maioria das pessoas que são constantemente flagradas em uso com o aparelho em situações as mais esdruxulas e por vezes incovenientes, está falando e escutando mas dificilmente ouvindo. Pouco lhe interessa a fala do interlocutor a não ser que ele esteja falando de si, algo do seu interesse.

Lembrem-se, estou falando da maioria e isto, não impede que o altruismo vigore entre indivíduos que voluntariamente se prestam a ouvir e assistir pessoas com extrema necessidade de extrapolar seus anseios, temores e dúvidas. Voluntários nas mais diversas formas da vontade de servir ao próximo se espalham nos espaços urbanos e periferias.

No “post” SER VOLUNTÁRIO, publicado em 30 julho , pude discorrer sôbre o conhecimento que tenho tido desses frequentes visitantes, ao nosso Lar de Idosos. Mas, considerando a desproporção numérica desse contingente frente a população em geral, posso garantir que são minoria e, quanto aos demais que não ouvem e não querem ouvir posso atribuir, em sentido figurado, que eles … TODOS ESTÃO SURDOS

Falei de Natal, do Cristo e do Roberto Carlos e então me recordei de que na época natalina de 2010, tendo ouvido a letra de u´a música do Rei, decidi participar “artisticamente” na festa de confraternização de funcionários, voluntários e moradores aqui do Recanto. Então pus pra fora meus limitados dotes vocais e subi ao palco cantando, ou tentando cantar a letra da música que me atraiu. Sou extremamente emotivo e, por tal, fui traido pela emoção ao espalhar no ar, para todos os presentes, o conteúdo daquela belíssima composição.

O vídeo resultante da apresentação foi postada no Youtube pelo Pedro meu filho, mas, ficou uma bosta. Por isso peço aos leitores que assistam e ouçam, pela interpretação do próprio Roberto a composição denominada…

TODOS ESTÃO SURDOS

Cliquem aqui

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

6 respostas para TODOS ESTÃO SURDOS…

  1. marcia disse:

    concordo , mas aprendi a gostar das musica do rei roberto carlos com o sr e o nosso amigo ferrari e adorei ,assim como eu adoro vcs dois bjs

  2. Pedro Monçores disse:

    Sempre é bom lembrar a esses surdos a origem/motivo do Natal… início da nova aliança 😉

  3. Luciana disse:

    Acho que temos que ter muito cuidado para não nos tornarmos “surdos” e lutarmos sempre para um mundo melhor… mesmo que seja uma gotinha no oceano, né?!

  4. Pri disse:

    Passamos de geração á geração essa consumismo que virou o Natal, infelizmente nossos filhos aprendem conosco, oque nossos pais nos ensinaram…sem quebrar a tradição ensinamos á elas que o sentido do Natal é Jesus, mas sem muito sucesso. Me sinto impotente quando percebo que o presente significa, sentir se amado. e assim caminha a humanidade…

  5. A.C.Ferrari disse:

    viajar no seu blog e viajar em nave segura e pegar carona para o eden e ser promovido ao mais alto grau de paz. Ah este ja e meu segundo comentario, todos com erros ( culpa exclusiva do meu teclado) e principalmente de deficite de atenção. abraço. Ferrari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s