SEMPRE ALERTA…

Domingo, 03 de fevereiro de 2013. Ontem, sábado,  fiquei ligeiramente decepcionado, ou melhor, ocorreu para mim um adiamento decepcionante.   Vou contar: Logo ao se iniciar a semana, Jaqueline Carla Rosa – uma das funcionárias do setor de Enfermagem aqui do Lar de Idosos e mãe de um casal de filhos que, quando aqui vêm em visitas, demonstram para conosco o mesmo carinho que a mãe e colegas nos dispensam – me propôs um encontro com um pequeno grupo escoteiro ligado a uma Igreja Adventista e do qual seus filhotes participam.

Os jovens escotistas viriam no sábado (ontem, dia 2), fazer uma visita ao Recanto e depois ouvir um pouco de nossas histórias, pois Jaqueline, por nos conhecer muito bem, acredita que nossos relatos, focados em longa experiência de vida,  poderão interessar á tropa.

Sinceramente fiquei exultante. Este tipo de visita é muito atraente para qualquer um de nós, uma vez que a maioria daqueles que nos visitam, sempre muito bem intencionados, nos trazem suas próprias convicções do que acreditam que irão nos alegrar, satisfazer e auxiliar.  Quando surge uma oportunidade assim onde visitantes serão ouvintes, nos colocamos em preparação para recepcioná-los com palavras e atos que acreditamos irá despertar seu interesse e, talvez um pouco mais de simpatia e empatia com nossa realidade.

Elaborei um roteiro de visita, que culminaria com uma “roda de bate-papo” intercalada com algumas músicas apropriadas para a ocasião e cantadas em conjunto.  SEMPRE ALERTA, mergulhei de cabeça  no Google para me atualizar no assunto escotismo.

Digo atualizar porque Paulo e Pedro, meus filhos, quando infantes morando em Niterói – RJ, foram escoteiro e lobinho de um grupo ligado, se não me engano, ao Iate Clube Icaraí e Giovana e Cinthia minhas netas “americanizadas”, quando ainda em Curitiba, igualmente participaram de grupo ligado ao Colégio Santa Maria e sediado no Parque Papa João XXIII.

Quanto as músicas (violão e vozes) que ensaiei exaustivamente com meu amigo Ferrari (êle violão) sessentão, tambem funcionário do Recanto, não poderiam ser as dos jovens ídolos Luan Santana, Michel Tello ou Gustavo Lima. Isso por dois motivos; As letras jamais seriam apropriadas para a ocasião e as melodias (e letras também), pela sua extrema complexidade, de difícil assimilação para esses velhos caretas como eu e o Ferrari.  Cantaríamos, isto sim,  por Roberto Carlos que completa setenta e dois anos em abril.

Então, os meus visitantes, foram considerados um evento e o coordenador de visitas ao Recanto, em cima da hora, solicitou à Jaqueline que suspendesse ou adiasse a visita uma vez que “era dia determinado para um grupo religioso sempre presente na casa e poderia gerar insatisfações por parte das pessoas por êle responsáveis”.

Para não perder totalmente minha viagem ao Google, disponho-me a extrair algumas pérolas do tema escotismo.  O lema, sobejamente conhecido aqui no Brasil, SEMPRE ALERTA, não se trata de uma tradução e sim, é inspirado no lema escoteiro original, em inglês, “be prepared” (“esteja preparado”),  criado pelo fundador do movimento, Robert Baden Powell, e não é coincidência que fosse formado pelas iniciais “B.P.”, pelas quais o fundador era muitas vezes chamado.

O Encouraçado Minas Gerais, navio onde estava embarcada a maioria dos militares interessados em trazer para o Brasil o Movimento Escoteiro, chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, na casa número 13 da Rua do Chichorro no Catumbi, Rio de Janeiro, reuniram-se, formalmente, todos interessados pelo escotismo e embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil. Naquele local foi oficialmente fundado o Centro de Boys Scouts do Brasil.

LEI ESCOTEIRA DO BRASIL – UEB

Lei do Lobinho

1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
2. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
5. O Lobinho diz sempre a verdade.

Lei Escoteira

1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2. O Escoteiro é leal.
3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5. O Escoteiro é cortês.
6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

“Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço.
Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício.
Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem.
Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade”. ~~ Baden Powell

 

imagesCAWVK1W3

Pois é leitores, Perdemos a oportunidade de “papear” com esses jovens e, tentar perceber o quanto eles conseguem realmente “digerir” deste prato para eles ofertado. E o quanto alguns deles possa se decepcionar ao assistir pais, irmãos, parentes em geral, amigos, conhecidos, professores, doutores e autoridades completamente distanciados dessas “leis”.

Cabe-nos a esperança de que eles, como alguns de nós, para estar próximos destas diretrizes, mantenham-se…

… SEMPRE ALERTA

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

5 respostas para SEMPRE ALERTA…

  1. Amigo seu Jura; Sinto muito! Gostaria tanto de ler um belo e polido texto seu, sobre a visita destes bravos infantes. Com certeza haverá uma nova oportunidade, mas valeu pelo “SEMPRE ALERTA” elaborado com muita propriedade, Parabéns grande abraço.

  2. Maria Clara disse:

    O que transbordou do ” mergulho de cabeça no google” – já valeu!
    …ESTAR PREPARADO, sem dúvida é um ótimo lema… Gostei disso, pode nos remeter a serenidade tão cantada ultimamente! O texto é de quem está SEMPRE ALERTA!
    Enfim do limão uma ótima limonada. Ótimo o sabor…. vale uma suiça no Estação!

  3. André disse:

    Muito bom o blog.Textos com qualidade e bom conteúdo.

  4. Pri disse:

    Que legal!!!! como diz a Maria Clara, já valeu a pesquisa!!!
    O Google é demais, mas ter alguém que faz a pesquisa pra gente rsrsrs fica melhor ainda, me despertou um verdadeiro interesse por esses lobinhos.
    Fico no aguardo de notícias dessa visita.

  5. Pedro Monçores disse:

    Existe a burocracia necessária que, pra esse tipo de acontecimento ajuda a organizar, planejar e antecipar… outro tipo é a pejorativa e inconveniente que atrapalha e retarda… infelizmente essa última ainda é maioria… vamos continuar torcendo pra isso mudar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s