DOMINGO PEDE CACHIMBO…

Hoje, 10 de fevereiro de 2013, domingo, é dia de publicação no meu blog. Nublado e chuvoso este domingo, que também é de carnaval, se apresenta chocho (sem graça), principalmente para nós aqui no Lar dos Idosos, distanciados das momices carnavalescas e dos projetos de busca ou fuga dos prazeres conclamados no apelos da tradição (e da mídia) para essa ocasião.

A janela do meu aposento aqui no Recanto, eu a considero privilegiada. Ela me coloca bem de frente para o pátio onde meus colegas do grupo “dependentes” vêm “pegar um ar” e celebrar a lembrança de suas histórias de vida cheias de encantos e desencantos como aquelas de qualquer um de nós.

Neste momento, na pequena área coberta com acrílico onde tamborilam gotas de chuva observo, entre outros, dois moradores especiais. José Damásio acolhido em 1989 (há 24 anos) e João de Souza em 1978 (há 35 anos) têm um hábito um tanto raro nos dias atuais. Os dois fumam cachimbos… Somente eles dois no pequeno universo de cerca de 107 abrigados nesse nosso Lar.

Varanda

Então, mais uma vez, fui remetido aos tempos de criança, meus, dos meus filhos e, recentemente, do Rafa e Duda meus netos frequentadores de uma “escolinha”. Ao ver meus amigos aqui do Lar tirando longas e prazerosas baforadas recordei de pronto aquela memorável parlenda que aprendi, saboreei com meus filhos e pude ouvir recentemente declamada pelo Rafa e Duda.Pé de cachimbo

Hoje é domingo pede cachimbo,
o cachimbo é de barro bate no jarro,
o jarro é fino bate no sino,
o sino é de ouro bate no touro,
o touro é valente, bate na gente
a gente é fraco cai no buraco,
o buraco é fundo, acabou-se o mundo….

Ingenuamente, o menino que era eu, ficava imaginando como seria um pé de cachimbo? Só depois foi que eu saquei, correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO. Explica-se: domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo em vez do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente).

Lembrem-se meus mais jovens leitores. O que nós os idosos temos a oportunidade de “curtir”, são as memórias do que fizemos e passamos. Colhemos da vida os frutos, flores e espinhos que semeamos. Se fizemos merda, a maior parte de nossas vidas, é disso que vamos nos lembrar e que vai nos atormentar, estejamos num Lar de Idosos, na mendicância das ruas, em lares mal formulados ou em soberbos palacetes.

Nossos domingos (como nos demais dias) irão nos encontrar chafurdando na culpa pelos maus feitos constantemente recordados, incluindo-se aí as consequências dos nossos atos falhos. Não poderemos considerar que, para relaxar…

… DOMINGO PEDE CACHIMBO.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

3 respostas para DOMINGO PEDE CACHIMBO…

  1. A.C.Ferrari disse:

    Da janela do LAR à porta das lembranças; logo, ao estímulo da vida…Quem pode se comover com uma baforada ou uma folha que cai; senão o amante da vida o poeta. Abraço e admiração. Ferrari.

  2. Pri disse:

    Estudei na minha infância na escola que tem ao lado do Lar, Madre Antonia, e me recordo das Freiras que cediam na época uma quadra para que pudéssemos jogar volei, onde hj é estacionamento da UniBrasil. Nessa lembrança me veio a cantiga que me era de outa forma, me permita mostrar como cantarolávamos:

    Hoje é domingo pede cachimbo,
    o cachimbo é de ouro bateu no touro,
    o touro é valente bateu no tenente,
    o tenete é brabo e caiu no buraco,
    o buraco é fundo, acabou-se o mundo….

    Abraço meu amigo…

  3. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Domingo, 05 de maio de 2019. No tremendo espaço vazio de que disponho, encontrei a vontade de reler algumas de minhas crônicas passadas. Estacionei em algo que produzi há 6 anos em um domingo de carnaval.. e decidi “reblogar”. Perdoem-me.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s