NÃO É JUSTO …

21 de abril de 2013, domingo dia de folga mas também é feriado.  Dois fatos  de extrema relevância na história do Brasil ocorreram no 21 de abril, data que ainda coincide  com a entrada de um novo signo na escala do zodíaco.

Touro _
de 21 de Abril a 20 de Maio
Signo de terra, regido por Vênus, que confere sensibilidade, estabilidade e profundidade às emoções, e disposições amáveis. As pessoas de Touro são, em geral, amantes de beleza, do conforto, de tudo o que der prazer, e do romantismo, em especial.
São muito esforçados, e sua teimosia faz com que cheguem às últimas consequências em seus empreendimentos.
Sua paciência e determinação acabam sendo de grande ajuda nos negócios.
São práticos, econômicos, e seu objetivo é adquirir patrimônio. Gostam de conforto e luxo.
Normalmente, programas culturais de boa qualidade e projetos urbanos bem elaborados costumam atraí-los.
Possuem sempre muito gosto pela vida, e procuram tanto o bem estar material quanto o espiritual. Interessam-se por música clássica ou romântica.
São conservadores, pacientes, leais e dignos de confiança.
Podem ser também teimosos, autoindulgentes, possessivos, gulosos e materialistas.

Uma qualidade: Estabilidade.
Um defeito: Preguiça.

Evidente que não são minhas as definições acima.  Retirei-as da Internet em homenagem aos que pude lembrar taurinos mais próximos de mim e nascidos:

  • Em 29/04 Carmem Monçores, minha irmã, de S. João de Meriti – RJ;
  • Em 02/05 Fátima Regina, minha sobrinha, de Itaboraí – RJ;
  • Em 04/05 Giovana, minha neta, há sete anos morando no Texas – USA;
  • Em 09/05 Livia, sobrinha neta, rainha do Irajá – RJ;
  • Em 13/05 André Portes, sobrinho, também de S. João de Meriti, e
  • Em 16/05 Cecy, saudosa esposa de meu saudoso pai.

Quanto aos dois fatos históricos faço-me recordar:Tiradentes

  • Joaquim José da Silva Xavier, Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo. Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.Brasília
  • Planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

EmblemaLEI Nº 605, DE 5 DE JANEIRO DE 1949.

Regulamento

Repouso   semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e   religiosos.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.

Art. 2º Entre os empregados a que se refere esta lei, incluem-se os trabalhos rurais, salvo os que operem em qualquer regime de parceria, meação, ou forma semelhante de participação na produção.

Art. 3º O regime desta lei será extensivo àqueles que, sob forma autônoma, trabalhem agrupados, por intermédio de Sindicato, Caixa Portuária, ou entidade congênere. A remuneração do repouso obrigatório, nesse caso, consistirá no acréscimo de um 1/6 (um sexto) calculado sobre os salários efetivamente percebidos pelo trabalhador e paga juntamente com os mesmos. …

Tudo bem e então verifico que, mais uma vez, o direito do trabalhador é solapado em decorrência de um “acidente calendarial” (essa eu tirei da manga!) que faz o feriado cair no domingo… NÃO É JUSTO …

Afinal, porque não receber duas vezes o direito estatuído por lei, uma pelo domingo e outra pelo feriado? Reivindiquemos esse direito “companheiros”! Todos aprendemos a saber que “o trabalhador unido jamais será vencido” … Pensando bem, melhor não. Imaginemos que os gênios da nossa política atual decidam criar, elaborar e debater uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 53 – em homenagem ao aniversário de Brasília), com esse teor extremamente controverso e polêmico.

Centrais sindicais se rebelariam contra as contestações de representantes patronais da indústria, comércio e serviços, estes últimos fortemente representados no congresso e senado onde se estabeleceriam tumultuadas sessões em busca de vetos e sanções presidenciais.

As autoridades econômicas do governo garantiriam que seria impossível que do meio trilhão de cruzeiros arrecadados e registrados pelo impostômetro da Associação Comercial de São Paulo nesta terça feira (13) às 16:45, pudesse ser utilizada a tremenda importância, calculada pelo TCU para a cobertura dessa despesa extra e empregada nos subsídios que fatalmente seriam exigidos pelos empresários para compensação de seus gastos.  

Os confrontos fartamente divulgados e comentados pela mídia, contando com a participação inequívoca do ôba ôba das redes sociais, ajudariam a diluir ainda mais a atenção sobre os sérios e reais desmazelos que nos envolvem e esmagam com os tentáculos de uma administração corrompida impura, desonesta e perversa.

Mas, é uma pena!  Desperdiçar um feriado desses que, desafortunadamente, caiu num domingo… Ninguém merece…

NÃO É JUSTO

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para NÃO É JUSTO …

  1. A.C.Ferrari disse:

    Pensar no outro é para pessoas dotadas de sentimentos maiores, é o que vale. Abraço. Ferrari.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s