LOUVOR…

Hoje é 05 de maio de 2013, domingo. Há exatos 364 dias passados, de um triste acontecimento ocorrido aqui no Recanto Tarumã em Curitiba. Tal incidente foi por mim descrito, àquela época, em uma correspondência interna cuja transcrição me permiti tornar pública aqui, agora, embutida neste “post”.

À Diretoria da Socorro aos Necessitados

C/C da Gerência do Lar dos Idosos.

LOUVOR…

Na madrugada deste domingo (06/05/2012) fomos colhidos por um episódio de incêndio em parte de nossas instalações, justamente na ala 1 destinada aos dependentes. Um dos três funcionários em serviço, no momento, entrou em nosso quarto – como já estava procedendo em todos os quartos da ala 2, para onde vertia grande parte da fumaça – ordenando que abríssemos nossas janelas e portas permitindo a passagem e dissolução do fumo sufocante, sábia decisão tomada pelo grupo.

Pela janela, agora aberta, pude verificar que o foco principal, com chamas que se elevavam acima do telhado, se estabeleceu bem na parte central da ala dividindo-a em duas faces de acesso aos quartos. Pois bem, ainda assim, os funcionários da equipe conseguiram, não só socorrer os dois moradores atingidos mais de perto pelo foco, como estrategicamente se posicionaram de cada um dos lados da ala para retirar e afastar os demais dependentes, como sabemos, na maioria esmagadora, de cadeirantes. Imaginemos o trabalho e esforço de transpor das camas para as cadeiras homens com 60, 80 quilos de peso no calor, literalmente falando, de um incêndio.

Nenhum deles se determinou a gestos pseudo heroicos de tentar apagar o fogo, apenas promoveram a chamada dos bombeiros enquanto, ao mesmo tempo e prioritariamente, tratavam de pôr em prática aquele comprometimento com seu trabalho e devoção de cuidar dos idosos sob sua guarda, livrando-nos de um mal maior.

Por isso quero louvar a estas três pessoas, estes três dedicados – como outros de outros plantões – cúmplices noturnos de nosso bem estar e segurança.

Quero louvar, também a Deus e a todas as formas de Energia Positiva do Universo pela proteção inconteste proporcionada a este perímetro que envolve o nosso Recanto, livrando-nos do alcance de males bem maiores que facilmente poderiam nos advir.

Imaginem se o início do sinistro ocorresse num daqueles momentos em que os funcionários em questão, TÊM que se dirigir ao distante relógio de ponto, para um registro que, se não for efetuado à tempo e à hora, pode lhes acarretar desconfortáveis punições administrativas. O fogo grassaria a níveis inimagináveis e teríamos como resultado, não dois moradores hospitalizados e um pequeno trecho da estrutura da edificação a ser reparada e, sim imagens dantescas e quase apocalípticas capturadas, e não ocultas, pelas câmaras e textos da sensacionalista imprensa, expondo algumas falhas e lacunas na administração de nossa INSTITUIÇÃO MODÊLO.

Tenho a esperança que, desta vez, funcionários verdadeiramente comprometidos com nossa causa não sejam sacrificados como bodes expiatórios.

Segunda feira, 07 de maio de 2012.

Jurandyr Mendes Monçores (morador)

Na verdade, minha decisão de reevocar tais fatos, prendeu-se a uma necessidade que me atribuí de exaltar pessoas, gestos, comportamentos e resultados envolvidos e ocorridos.

  1. Os dois moradores socorridos foram hospitalizados onde, infelizmente, não resistiram aos rigores de queimaduras e asfixia pela fumaça aspirada. Nenhum outro tornou-se vítima grave do ocorrido;
  2. O trio de cuidadores, funcionários da equipe de enfermagem foram, não só mantidos nos cargos como também, homenageados por diretores e gestor da ONG, administradora do Lar, demais funcionários e moradores pela coragem e serenidade no trato com a situação;
  3. Nas semanas que sucederam ao sinistro assistimos – toda a equipe da gerência, serviço social, terapeutas e pessoal de enfermagem do Lar, com o apoio logístico dos funcionários e diretoria da ONG –  instalar, alocar e cuidar dos desalojados do espaço atingido pelo fogo e,
  4. Finalmente testemunhamos um extenso e completo trabalho de reconstrução e revitalização de toda a ala dos dependentes, que pôde recebe-los de volta em condições ainda mais dignas e seguras do que eram antes, em prazo recorde. (A foto ao término desta publicação mostra a ala afetada, hoje reconstituída.)

Pois bem, com o pesar pela perda de nossos dois companheiros, enchemo-nos da satisfação de poder continuar acreditando na capacidade de envolvimento, direto, indireto e muitas vezes anônimo de pessoas em prol de semelhantes, muito embora nossos políticos e autoridades governamentais vivam nos “entulhando” de péssimos exemplos de má ação, desonestidade e descalabros comportamentais.  Por isso estou aqui dedicando aos nossos “heróis” e cúmplices naquela “batalha” o meu …

LOUVOR         

Reconstrução

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

5 respostas para LOUVOR…

  1. Ivo Domingues Mendes disse:

    Parabens,seu Jurandir Mendes Monçores pelas palavras,um ano se faz daquele triste incidente

  2. Daisy disse:

    Mesmo em uma situação difícil e triste, podemos tirar coisas boas! A partir deste incêndio , que eu soube pelos jornais, comecei uma campanha, fui conhecer a casa e hoje ela faz parte de domingos alegres !

  3. Ferrari disse:

    Ver e entender, porque só ver não é o bastante… Quando você abraça um dos nossos colegas todos da casa se sentem abraçados e homenageados. Em mome de todos obrigado! Ferrari.

  4. Heloisa Sans disse:

    Vocês são muito especias nas nossas vidas. Quando chegamos ai, acompanhados dos nossos cães, e vocês abrem a porta da sua casa e do seus corações para nos receber com tanto carinho, temos certeza que tudo que receberam nessa hora tão triste é o reflexo do que vocês dão a todos.
    Um grande abraço para todos.
    Heloisa e Mel

  5. Seu Jura! E é também com louvor, que o parabenizo pela notável homenagem aos nossos três amigos “Heróis” E aos dois moradores vitimados pelo lamentável ocorrido. Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s