DEBUTANTE…

DEBUTANTE é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.  A partir do seu “début”, a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Estranho o tema para intitular a crônica deste domingo, 21 de julho. É que cheio de revolta pelo fato de que apenas a adolescente tenha esse direito de fixar os quinze anos de existência como marco de transformação da vida, estou querendo resgatar para mim esse mesmo direito, afinal foi no ano em que atingi os meus quinze vividos que operou-se uma profunda transformação e deixei de ser menino adolescente para me tornar um homenzinho.

Como sabem nasci em 1936, consequentemente, o meu “début” ocorreu em 1951 um ano que foi iniciado com o retorno à presidência da República do Ex-Ditador e líder quase supremo da massa trabalhadora da época Getúlio Vargas, dessa vez eleito pelo voto direto. Eu queria ser trabalhador uma vez que, criado sem a cobertura e “proteção” materna, ansiava por colocar em prática meus conhecimentos de sobrevivência do “adulto precoce” em que havia me transformado.

Matriculei-me então no SENAI. Isso mesmo EU me matriculei no SENAI, depois de haver pesquisado e garimpado bastante (não imaginam a falta que o GOOGLE fazia naquela época) a forma de ingressar naquele mundo novo. Descobri como tirar a Carteira Profissional de “menor” (o pai só foi lá assinar o resto eu, orgulhosamente, fiz tudo).  Os cursos de ajustador mecânico e montagem praticados dentro daqueles aventais e macacões me faziam sentir uma espécie de super-herói.

Mais tarde… bem mais tarde… descobri que se tivesse perdido um dos dedos no torno ou freza, talvez pudesse ter sido Presidente da República… Desculpem, não resisti, tinha que encaixar a piada.

TOMAZINHO - Onde tudo aconteceu...

TOMAZINHO – Onde tudo aconteceu…

  Agora, o motivo que fazia sentir-me “crescido” perante meus pares até ali, colegas da adolescência vivida na localidade de Tomazinho – São João de Meriti – RJ, é que nenhum deles tinha mais condições de me sacanear por cuidar – como se fora babá – de minha irmãzinha paterna, a Carmem (Cacá) nascida em 50, enquanto a Cecy esposa de meu pai vergava ao peso de uma nova maternidade.

Vocês não imaginam a importância que as minhas irmãs todas, maternas e paternas, tiveram e vêm tendo na minha vida, na vida daquele DEBUTANTE do ano. Aos meus leitores pouco importará, acredito, saber seus nomes porém a crônica é minha homenagem para elas. Tenho a certeza de que, se não conhecem, vocês adorariam conhecer ou ter conhecido a Iracy, a Enirte, a Carmem, a Myriam e a Marlene. Eu as amo, minhas inspirações.

Será que faltou alguma?  Sim, deixei para colocá-la aqui no ato conclusivo.  Lembram da gravidez da Cecy enquanto eu “pageava” a Carmem? Pois é num mesmo dia 21 de julho, como hoje, naquele ano de 1951, chegava à luz a Zélia Monçores.  Daí foi tranquilo encontrar na coincidência de datas um motivo para transmitir-lhe minhas felicitações pelo aniversário e envolve-las todas vocês, maninhas, num carinhoso abraço daquele que em 1951 foi um …

DEBUTANTE  

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

2 respostas para DEBUTANTE…

  1. A.C.Ferrari disse:

    Felicitações à todos!!! Em especial sua saúde. Abraço. Ferrari.

  2. Pô mano…Te amo muito… Você é muito demais! Muito homem, muito inteligente e, principalmente muito gente! Nosso pai deve ser muito feliz por você ser assim e ter vindo para perto de nós através dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s