ANIVERSARIANTES DO MÊS …

Outro domingo, 22 de dezembro, penúltimo deste ano de 2013.  Pensando no que vou “enfiar” na crônica, me deparei com coisas que sucedem nas Redes Sociais… Redes que, se por um lado contemplam banalidades e desnudamentos de caráter, por um dos diversos outros lados, nos fazem lembrar de ocorrências pueris, mas que nos oferecem a oportunidade de parabenizar os amigos e pessoas importantes de nossos relacionamentos por suas datas de aniversário.

Nos primeiros dias de cada mês o Outlook sempre inclui um e-mail automaticamente gerado pelo Facebook (impressionante como eles, Outlook, Facebook,  Skype e etc…,  interligam informações e ainda as fazem transbordar para os celulares e outros móbiles).  Trata-se do indefectível ANIVERSARIANTES DO MÊS, com a sugestão, devidamente linkada de que podemos escrever na “timeline” (linha do tempo) de cada um deles. 

Neste dezembro não podia ser diferente, o Face denunciou, entre outros amigos(as): a Marcia Santos, que por feliz coincidência aniversaria hoje 22 e a Roseli Bassi (sabem, aquela capitã de, cada vez mais numerosa, equipe que ouve estórias de idosos, modela e conta para crianças), esta última no próximo domingo 29. Às duas maravilhosas amigas minhas felicitações pelas datas.

Só que o portal omitiu, de mim o anúncio de um outro aniversariante.  Ele nasceu há 2013 anos, no dia 25 do mês e trouxe para todos nós, além do início de uma nova era, razões inumeráveis e incontestáveis para reflexões sobre nossa existência aqui na parte terrena deste nosso planeta. Vocês já sabem, falou em reflexões falou comigo…

Importa não, se o Face se omitiu, o fato mora em minha lembrança desde sempre e lá fui buscar maiores detalhes na Bíblia:

Mateus 1

18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.

20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:

23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.

25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Lucas 2

1 Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano.

2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria.

3 E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.

4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

5 Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.

6 Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,

7 e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Nos trinta e três anos em que Ele (Jesus), compartilhou desta nossa existência terrena, deixou um rastro de semeaduras, prenhe de maravilhosos exemplos de humildade, ausência de preconceitos, noções de direito, perdão e de sacrifício por causas infinitamente maiores.

Infelizmente os exemplos de humildade por sob sua modesta túnica e acima de sovadas sandálias, nunca foram seguidos, nem de perto pelos que o apregoam e exaltam vestindo custosos costumes, calçando caros sapatos e dirigindo reluzentes automóveis.

Raríssimas pessoas se abstiveram, por esses vinte e um séculos desde seu nascimento, do preconceito de se mesclar, se envolver e tocar leprosos com o fim de proporcionar-lhes conforto, fé e esperança ou de tomar a defesa de pessoas adúlteras como ele fez com Lázaro e Maria Madalena.

A “César o que é de César”, sua orientação maior por sobre o direito dos detentores do poder de fazer merda e ainda cobrar impostos para isso não é aceita nem mesmo pela gente que, em diversos níveis de poder e achar que por direito, faz o mesmo com os que considera inferiores.

Conceder o perdão para aqueles que não sabem o que fazem… isso nunca, qual é, eles têm mesmo é que chafurdar no lodo do inferno, clama a maioria.

Causas maiores? O que? Salvar a humanidade? Me desculpem mais ela (a humanidade da qual eu faço parte), já está perdida e não merece sacrifício não… Parece ser a voz corrente.

Jesus tem o poder de salvar, creio nisso com todas as minhas forças, porém, não posso esperar que Ele o faça apenas, e tão somente, pelos pedidos e aclamações em seu nome. Só consigo crer que a salvação vem com minha admissão e manutenção dos seus exemplos… Se consigo, consigo estar em paz com minha consciência logo, estarei salvo das minhas agonias, dores e desconforto.

Estamos aqui, nos “finalmentes” de mais este mês de dezembro e do ano e — com toda a consideração e respeito às minhas amigas mencionadas acima — para mim e creio, para elas mesmo e todos os leitores, O Cristo Jesus é, de longe, o mais importante dos…

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

4 respostas para ANIVERSARIANTES DO MÊS …

  1. NOSSO GUIA E MODELO!!!
    O ÚNICO AMIGO QUE NÃO ABANDONA AMIGO NO MEIO DO CAMINHO…

  2. Pedro Moncores disse:

    Feliz aniversário pela eterna e adorável companhia Príncipe da Paz… Como diria o poeta “mesmo quem não tem fé, a fé costuma acompanhar”.

  3. A.C.Ferrari disse:

    As vezes a filosofia me parece distante quase impossível, a de Kant!!! não é de Freud??? e a de Shakespeare, pode ser de Kant ou quem sabe de Freud??? Não sei. O que me guia e o que guardo são coisas das pessoas da minha própria história. Tenho feito grande esforço para assimilar as lições dos que cercam, e, me parece que tudo pode aquele que persiste. Todos temos um grau desta persistência é a de Paulo, é a de Pedro, da irmã Zélia, é de seu jura. ” Claramente é de Clara” e é decididamente de Fernanda, pode ser de Antonio.Mas o que é realmente a boa filosofia; acima de tudo, é a constante busca de coisas maiores do supremo. Que nunca seja promessa e seja a almejada realidade de ” Jura” o guerreiro. que seja para sempre sentimento “juramentado” com a força que a palavra tem. Elas estão bem aplicadas. Que sejam por isso “juras aumentadas tenham a força de Jura. Que tudo seja simples, e daí auto-aplicáveis, realizadora em tudo e para todos. Seja indomável, nas diferenças um composto de amor, livre e “transparente.” Possa a palavra transpor o parentesco. Seja o que tem que ser de essência amorosa doce e perfumada, transformando estranhos em irmãos. não só nesta casa mas em todas as casas, seja cada lar um santuário, { de Jura, aproveitando as diferenças para crescer}. Salve os amantíssimos, que no ano que já vem cada dia seja um dia de Natal, no nascer e principalmente no crescer. Que o exercício e o exército da boa vontade e da boa fé sob a batuta da filosofia do amor supere todas as adversidades. Só quando e onde reina a paz, tudo está certo, e o errado perde força mostrando ser apenas um caminho passageiro, nunca a estação nunca o porto de chegada, Respeito e estima à JURANDYR MONÇORES e à todos os trabalhadores e frequentadores do LAR. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. Abraço.Ferrari.

    • Muito obrigado por aquilo que tomei e estou tomando ainda como uma homenagem do amigo. Alguns outros natais se apresentaro para ns. Para este e todos que ho de vir, meus sinceros votos de que estejamos festejando a paz e a serenidade, ao lado de nossos irmos, tambm filhos do Criador. > Date: Tue, 24 Dec 2013 19:54:55 +0000 > To: seujurahotmail@hotmail.com >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s