COM CARINHO …

Estamos no primeiro domingo de 2014.  Ontem (Sábado) o vagabundo aqui (afinal quem mora em lar de idosos pode ser assim considerado, as vezes) assistiu um filme de 46 anos atrás, que me fez recuar ás minhas preferências de um outro tempo. Leiam a sinopse abaixo.

Ao Mestre com carinho 1967 -, Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.

Sentiram o tamanho do drama?  No final os alunos, já devidamente cativos da personalidade e caráter do mestre, dão ensejo a uma sequência da película — com a síntese do tema musical (To sir with love) — extremamente ajustada aos meus sentimentos atuais. Para ver e ouvir use o Youtube, são menos de três minutos de vídeo,

Sentimentos atuais que começaram a se consolidar, coincidentemente em 1967, quando aos trinta anos de idade cometi meu casamento e substituí a vida anárquica por alguma outra mais significativa e coerente.  Começaram, disse acima, e ainda prossigo buscando este significado e coerência para ela.

Tive muitos mestres reais, virtuais e espirituais me auxiliando, ou tentando auxiliar, nessa busca e anda estou atrelado a muitos (a quase totalidade) deles.  Atualmente tenho sido assistido por dois MESTRES que a Sorte achou de colocar em meu caminho aqui dentro desses muros do Lar dos Idosos – Recanto Tarumã.

João Paulino e Mauro Feliciano, eu já os mencionei no “post” publicado em 21 de novembro de 2012. Descrevi o quadro em que ambos, nos 34 anos que aqui moram, trafegam ou são conduzidos em suas cadeiras de rodas por nossos corredores portando a dificuldade imposta por uma tal hipertonia muscular que lhes tolhe o uso de movimentos dos membros inferiores e braço direito e limita consideravelmente as ações do braço e mão esquerda.

Contei ainda que ambos vêm interagindo e compartilhando tais limitações de maneira serena, humilde, corajosa e – pasmem! – alegres (vocês precisam ver e ouvir os risos e gargalhadas que produzem) durante todos esses 34 anos. Tornaram-se e ainda são exemplos de aceitação ao presente da vida, oferecida a eles pelo Criador,

Creio que inapelavelmente o exemplo é a mais completa forma de instruir, educar e ensinar.  Mestre, para mim, é aquele que une as palavras às suas próprias ações. Sabem aquele antigo ditado “faça o que eu mando mas não façam o que faço”, tá com nada! Meus dois MESTRES dão show na matéria da conscientização (não aceitação passiva) dos desígnios divinos.

No “post” acima referido, culminei com a sugestão de que ambos mereciam uma cadeira motorizadal.  Embora sem resultados imediatos, a semente lançada andou germinando de tal forma que duas dessas cadeiras foram adquiridas (ou doadas) para outros moradores. O fato acelerou os esforços das equipes de terapeutas e assistência social da Casa, na busca do suprimento de iguais para meus dois MESTRES.

Finalmente esses esforços foram premiados pela conquista do objetivo.  Percalços foram encontrados como por exemplo:  A disponibilidade financeira da ONG que nos apoia aparentemente encontra-se tolhida de figurar como financiadora da causa e a empresa fornecedora dos produtos, impôs condições de pagamentos extremamente radicais para que a entrega dos veículos pudesse ser feita na proximidade do Natal.

A nossa equipe (aqui do Lar) então inspirou-se na determinação de um dos mestres, o Maurinho, que extraiu de suas economias de vários anos, grande parte do valor para a compra e partiu no encalço do direito dos MESTRES, ao empréstimo consignado.

Pois é meus leitores. A grana à vista paga ao fornecedor, permitiu a liberação dos veículos, porém, há sempre um porém, a empresa ironicamente intitulada  H.N. ADAPTAÇÕES , tão inflexível quanto ao pagamento, deixou de produzir a lista de adaptações apresentada por nossas profissionais, notadamente a colocação da alavanca de comando (Joy Stick) do lado esquerdo (lembram das limitações dos meus  MESTRES?).

O TRONO DOS MESTRES   CLIQUE PARA  AMPLIAR

O TRONO DOS MESTRES
CLIQUE PARA AMPLIAR

Então as cadeiras, lindas e majestosas e entregues no dia 20 de dezembro, estão aqui paradas aguardando o retorno das atividades da firma, previsto para amanhã (06 de janeiro) para poderem ser utilizadas por nossos heróis.  E eles, quais suas reações?  Não advinham? Ambos vêm interagindo e compartilhando tais limitações de maneira serena, humilde, corajosa e – pasmem! – alegres.  Que ensinamentos, que maestria…

Por tudo isso e, ainda mais pelo fato de que o João Paulino completa exatamente hoje (05 de janeiro de 2014) seus sessenta e oito anos de vida, que eu dedico esta crônica aos dois… AOS MEUS MESTRES

COM CARINHO.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

2 respostas para COM CARINHO …

  1. A.C.Ferrari disse:

    “Tá tudo bendito”…Este é o ANO que o sr. Feliciano juntamente com o seu J.Paulino vão poder aproveitar corredores e asfalto da casa que presidem. Como merecem, farão isso com saúde e felicidade; e, assim sera para o sr. Jura!!! Respeito e carinho para todos. Abraço. Ferrari.

  2. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    30 de janeiro de 2018. Agora que o mês está prestes a terminar, estava eu revisando algumas crônicas de um passado, para mim ainda recente e redescobri esta que agora estou “reblogando”. Foi feita em homenagem a dois moradores da casa. Um deles, se vivo fôsse, teria aniversariado no dia 05 deste mes (72 anos, êle faria), se entre nós tivesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s