SAIU NO JORNAL…

Domingo, 23 de julho de 2017. – Todos, principalmente os que trafegam e navegam pelos Face Books da vida, sabem que dia 20 de julho é conhecido como Dia Mundial do Amigo. – Chega a data e as demonstrações de afeto virtual começam a pipocar de todas e para todas as direções. – Comigo não é muito diferente, mas em um dos anos passados, precisamente em 2014 (há três anos) fui surpreendido por uma matéria impressa na Gazeta do Povo, principal periódico da nossa bela Curitiba.   – SAIU NO JORNAL a estória de amizade minha com uma pessoa especial que tem sido relatada já por algumas vezes aqui neste blog.

A amizade entre nós, antiga, já beira as raias do idílio e, hoje, tão próximo do 20 de julho, me decidi a trazer à baila àquela publicação que me foi tão cara e, felizmente, não tão rara.

Dia Mundial do Amigo 20 de julho de 2014 — Gazeta do povo 

“Era para ser uma experiência de apenas algumas semanas quando o analista de sistemas aposentado Jurandyr Mendes Monçores, de 78 anos, decidiu saber como era viver no Recanto do Tarumã, lar de idosos de Curitiba. Há seis anos morador do asilo, Seu Jura – apelido estampado em seu elegante chapéu panamá – decidiu viver definitivamente no recanto quando sentiu que precisava ajudar o próximo de alguma forma. “Já é conhecido aquele velho ditado: quem não vive para servir, não serve para viver”, define o aposentado.

Foi com essa crença que seu Jura deixou para trás a casa que tinha, com tevê a cabo, internet de banda larga e independência. Conforto nunca faltou ao analista de sistemas. Porém, ao se separar da esposa, há quase uma década, e com os filhos adultos e casados, sentiu que precisava abraçar uma causa. Seu jeito maroto da Baixada Fluminense conquistou vários moradores do recanto. Marcelo, Liminha, João Paulino, Mauro Feliciano, entre tantos outros, ganharam um amigo especial, que aconselha e sabe escutar com atenção a todos.

Talvez tenha sido a capacidade de ouvir que aproximou Seu Jura da criadora do projeto História Viva, Roseli Bassi, de 50 anos, levando-os a se tornarem grandes amigos. “Quem diz que os iguais não se atraem está completamente enganado”, garante o carioca. Roseli ouve histórias reais relatadas por moradores de asilos e as repassam a crianças em forma de contos de fadas. A vontade de ajudar ao próximo é comum aos dois, cuja amizade dura seis anos.

Roseli confessa que nunca imaginou que a relação entre eles seria tão perfeita. “Eu admiro a capacidade que ele teve de renunciar à vida lá fora para se dedicar aqui. Quando eu crescer, quero ser igual a ele”, brinca. O afeto dela por Seu Jura inspirou uma grande ideia: meses atrás.

PIC_0500Roseli resolveu fazer uma campanha de arrecadação de dinheiro para comprar um triciclo ao amigo. Jurandyr tem dificuldades para caminhar, e o equipamento o ajudaria a frequentar as sessões de fisioterapia com mais facilidade.

E exatamente hoje, 20 de julho, Dia Mundial do Amigo, Seu Jura vai ganhar o presente. “Ele conhece a mim e aos outros amigos dele de uma maneira que nem eu conheço os meus filhos. Acho que o triciclo nada mais é que o nosso reconhecimento pela valiosa amizade dele por todos”, diz, emocionada. ”

Hoje, imóvel, não pedalo mais o triciclo. – Ele tem sido substituído pela cadeira de rodas de onde estou bem mais limitado para empreender projetos de ajuda aos meus pares aqui no Lar. – Da lista formulada na matéria está faltando alguns que já passaram para outro plano espiritual… Fazer o que, o Criador deu sequência aos destinos que tinha para eles. — O Liminha, o João Paulino, o Severino e o Carlito Leite, permanecem nos aguardando em algum espaço, por aí. De qualquer maneira sigo por aqui podendo recordar da matéria que…

SAIU NO JORNAL

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s