A LIÇÃO…

Domingo, 08 de outubro de 2017. Estamos encerrando a Semana do Idoso e, o leitor sabe, eu sou um ostentoso representante da classe dos idosos, que me aproveito dos quase 81 anos de vida para escrever o teor de minhas reflexões. – Por agora mesmo estou aqui batalhando para descobrir A LIÇÃO contida em um acontecimento  desta  semana, em Janaúba – Minas Gerais.

Antes mesmo de recordar a triste ocorrência, sinto a necessidade de voltar a falar da minha  crença,  quase certeza,  de que as coisas não acontecem por acaso e de que a Criação,  ou se preferirem  o Criador,  na gestão de sua obra por vezes nos deixam atônitos e incapazes de um bom uso do Livre Arbítrio para seu entendimento. –        A tragédia, numa descrição sucinta na Internet:

crime-janauba-1-Oito crianças e uma professora morreram após um segurança colocar fogo em  uma creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (5). Segundo informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o vigia do Centro  Municipal  de  Educação  Infantil  Gente  Inocente,  no  Bairro  Rio Novo, jogou álcool em crianças e nele mesmo e,  em seguida,  ateou fogo.  No  horário havia 75 crianças e 17 funcionários na escola. —   O agressor, identificado como Damião Soares dos Santos,  de 50 anos,  chegou a ser internado,  mas  morreu horas depois.

Que dureza, não é gente?    Foi publicada ainda a relação das oito crianças:            Juan Pablo Santos, 4 anos; — Luiz Davi Rodrigues, 4 anos: — Ruan Miguel Silva, 4 anos; — Ana Clara Ferreira Silva, 4 anos; — Renan Nicolas Silva, 4 anos; –Cecília Davina Dias, 4 anos; — Yasmin Medeiros Sabino, 4 anos; — Talita Vitória Bispo, 4 anos.

Cada  uma  delas com  quatro anos já vividos e engatilhados para os  brinquedos  e aprendizados,  haja  visto  que  se  encontravam  numa  escolinha  para  ambas  as atividades que as projetariam para um futuro…    Aí morreram imoladas pelo fogo    tal feiticeiros da idade média…   gratuitamente e totalmente sem culpas.

Ôrra o meu, como dizem os paulistas !;   —  Qualé,  maluco, diria  um  carioca ! – Baribaridade, tchê ! exclamaria o gaúcho;  Num dá pra acreditar,  Deus u livre,   Cruiz Credo ! Papagaio ! São exclamações gerais. Mas… aconteceu, e daí? –           Qual A LIÇÃO?

Quem sabe? A creche em MG não tinha extintor, sistema anti-incêndio e nem alvará dos Bombeiros,  como  na  boate  em  Santa Maria;  —  Os pais das crianças bem que podiam se dar um tempo para cuidar de seus filhos ao invés de pô-los numa creche; – Talvez seja um castigo pelo que possa ter acontecido em 2013 ano do nascimento das crianças, em Janaúba; — Quem sabe?

Tudo hipóteses aventadas, como o clichê:  “São os fins dos tempos” do jeito que está na Bíblia…    Nesse ponto,  aí  eu  paro e reflito:   Esse Livre Arbítrio  com que fomos dotados  pelo  Criador  não creio que possa nos dar  o  direito  de  sermos árbitros de tudo e de todos, e depois sairmos fora, incólumes do outro lado.

Sempre terá que haver um espaço para a introspecção do que temos feito e do como temos  atuado  nos  palcos sociais  com  relação ao respeito ao nosso script e aos dos demais atores. –  Eu devo ter aprontado “um monte” nesses 80 anos.    Agora lembro de haver colhido recentemente na Internet a frase: “Tudo o que sabemos sobre nós mesmo é apenas uma pequena parte do que somos realmente”.

Estamos aqui no Lar, cerca de noventa idosos, com décadas de existência não muito bem utilizadas, carregando uma bagagem considerável de acúmulos por utilização e esbanjamento dos sete pecados:      Gula, Avareza, Luxúria, Inveja, Ira, Preguiça e Soberba, com membros e sentidos mutilados ou arruinados… vivos.                         Em Janaúba, 8 crianças com 4 anos vividos, agora… mortos.

Não, definitivamente não me acho com balas na agulha para julgar ou entender as razões de quem quer que tenha realizado, ou permitido a realização, do paradoxo. Apenas, humildemente confio na Criação e no Criador,  para mim aí está…

A LIÇÃO

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A LIÇÃO…

  1. Que eu possa mano, o quanto antes, aproveitar as lições que a vida me apresenta….

  2. Pedro Monçores disse:

    Como te disse sábado “Se você está entende tudo o que está acontecendo, é sinal que você está mal informado!!!!”.. Assim estamos todos nós hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s