LUCIDEZ…

Domingo, 22 de outubro de 2017. Dia nublado aqui em Curitiba. Após o café nosso de cada dia, venho para o pátio a fim do “banho de sol” diário, ato  que as  nuvens não o permite,   assim como me impedem de observar os dois aviões que todo o dia  espero passar, sempre no mesmo horário das 8 e pouco da matina.

Vou tentar identifica-los e percebo que, pelo rumo norte que tomam, devem se tratar dos 2 voos de escala em Curitiba, da Latam Airlines e Ibéria. destino:  Rio de Janeiro.  E, viva a Internet, que me permite a visão on-line do quadro de avisos do Aeroporto Afonso Pena. Modernidade, gente!

bombardier-house-colors-cseries-cs100-fsx1_free_bigFico imaginando os comandantes dessas aeronaves com centenas de almas a bordo, executando  tranquila e serenamente suas atividades,  sem inculcações  que possam leva-los a “piraçôes”, e a se tornarem protagonistas de seríssimas tragédias. Legítima presença divina… e sólidos princípios de criação familiar. Creio nisso!

Aí me defronto com a notícia do sepultamento de 2  alunos de um colégio particular em Goiânia, mortos a tiros por um colega de classe.

Parece que um dos alunos era “gozado” por colegas devido a sua má higiene até que um dia,  no meio das “gozações”   um deles  prometeu  que  levaria  para  a  sala  um desodorante.   O “atingido” pelas brincadeiras, trouxe de casa uma arma e munição, descarregou sobre os colegas e, no ato de recarregar a arma, foi finalmente contido, por uma professora, alguma coisa assim.

A notícia  na Internet, conclui:   “O adolescente confirmou que foi motivado pelo bullying que sofria, mas demonstrou arrependimento”, disse o promotor.

Sei lá, o pai do rapaz é major e a mãe sargento, a arma pertencia à mãe. O menor saiu para o colégio, preparado realmente para matar… quanto ao bullying…  fui ver na mesma Internet:

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas,  feitas de maneira repetitiva,  por um ou mais  alunos contra  um ou mais colegas.  O  termo  bullying  tem  origem na palavra inglesa bully,  que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é visto como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Olha, na minha infância e juventude, “o bicho pegava pra mim”, meus cabelos eram crespos e amarelados; meio dentuço; usava uns óculos pequenos com armação meio branco amarelada.   Eu era conhecido como mulato sarará ou urso de óculos pelos colegas de escola (pública) e, juro, nunca matei nem aula e as notas, ótimas.

Bem, minha parentada, os Monçores, era quase toda de operários da indústria têxtil; não sabíamos nada de bullying;  sem  smartphones  ou  computadores;  não  rolavam joguinhos e nem mesmo TV. Toda a informação chegava pelo Rádio.

Por isso fico meio “abestado” tentando entender…Mas, querem saber? Essas coisas não me pertencem mais. –   Sabem, na madrugada de quinta feira (19),  ocorreu  o falecimento de mais um dos nossos. O Lourival Zimann nascido em 1933 (84 anos) deixou de resistir ao câncer e às incontinências pulmonares.

Antes disso, bem antes, conversávamos um bocado. O ex-pedreiro de mão cheia, sabia das coisas. Participou da construção de alguns prédios famosos da cidade e soube construir para si uma personalidade maciça.   Bom homem,  ótima índole, magnífico exemplo para minha estada aqui no Lar dos Idosos.

Paradoxos como o que vim comentando nessa crônica de hoje, (O Aviador e o Adolescente), eram discutidos entre nós e, no final quase sempre chegávamos a conclusão de que não mais precisávamos ou devíamos efetuar julgamentos.

Bastava-nos sentir satisfeitos por estarmos ainda lúcidos aos 80, a espera de que a Criação venha cumprir os seus desígnios para nós… E foi assim que ele retornou à Ela com toda a sua …

…LUCIDEZ.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s