LUCIDEZ…

Domingo, 22 de outubro de 2017. Dia nublado aqui em Curitiba. Após o café nosso de cada dia, venho para o pátio a fim do “banho de sol” diário, ato  que as  nuvens não o permite,   assim como me impedem de observar os dois aviões que todo o dia  espero passar, sempre no mesmo horário das 8 e pouco da matina.

Vou tentar identificá-los e percebo que, pelo rumo norte que tomam, devem se tratar dos 2 voos de escala em Curitiba, da Latam Airlines e Ibéria. destino:  Rio de Janeiro.  E, viva a Internet, que me permite a visão on-line do quadro de avisos do Aeroporto Afonso Pena. Modernidade, gente!

bombardier-house-colors-cseries-cs100-fsx1_free_bigFico imaginando os comandantes dessas aeronaves com centenas de almas a bordo, executando  tranquila e serenamente suas atividades,  sem inculcações  que possam leva-los a “piraçôes”, e a se tornarem protagonistas de seríssimas tragédias. Legítima presença divina… e sólidos princípios de criação familiar. Creio nisso!

Aí me defronto com a notícia do sepultamento de 2  alunos de um colégio particular em Goiânia, mortos a tiros por um colega de classe.

Parece que um dos alunos era “gozado” por colegas devido a sua má higiene até que um dia,  no meio das “gozações”   um deles  prometeu  que  levaria  para  a  sala  um desodorante.   O “atingido” pelas brincadeiras, trouxe de casa uma arma e munição, descarregou sobre os colegas e, no ato de recarregar a arma, foi finalmente contido, por uma professora, alguma coisa assim.

A notícia  na Internet, conclui:   “O adolescente confirmou que foi motivado pelo bullying que sofria, mas demonstrou arrependimento”, disse o promotor.

Sei lá, o pai do rapaz é major e a mãe sargento, a arma pertencia à mãe. O menor saiu para o colégio, preparado realmente para matar… quanto ao bullying…  fui ver na mesma Internet:

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas,  feitas de maneira repetitiva,  por um ou mais  alunos contra  um ou mais colegas.  O  termo  bullying  tem  origem na palavra inglesa bully,  que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é visto como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Olha, na minha infância e juventude, “o bicho pegava pra mim”, meus cabelos eram crespos e amarelados; meio dentuço; usava uns óculos pequenos com armação meio branco amarelada.   Eu era conhecido como mulato sarará ou urso de óculos pelos colegas de escola (pública) e, juro, nunca matei nem aula e as notas, ótimas.

Bem, minha parentada, os Monçores, era quase toda de operários da indústria têxtil; não sabíamos nada de bullying;  sem  smartphones  ou  computadores;  não  rolavam joguinhos e nem mesmo TV. Toda a informação chegava pelo Rádio.

Por isso fico meio “abestado” tentando entender…Mas, querem saber? Essas coisas não me pertencem mais. –   Sabem, na madrugada de quinta feira (19),  ocorreu  o falecimento de mais um dos nossos. O Lourival Zimann nascido em 1933 (84 anos) deixou de resistir ao câncer e às incontinências pulmonares.

Antes disso, bem antes, conversávamos um bocado. O ex-pedreiro de mão cheia, sabia das coisas. Participou da construção de alguns prédios famosos da cidade e soube construir para si uma personalidade maciça.   Bom homem,  ótima índole, magnífico exemplo para minha estada aqui no Lar dos Idosos.

Paradoxos como o que vim comentando nessa crônica de hoje, (O Aviador e o Adolescente), eram discutidos entre nós e, no final quase sempre chegávamos a conclusão de que não mais precisávamos ou devíamos efetuar julgamentos.

Bastava-nos sentir satisfeitos por estarmos ainda lúcidos aos 80, a espera de que a Criação venha cumprir os seus desígnios para nós… E foi assim que ele retornou à Ela com toda a sua …

…LUCIDEZ.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para LUCIDEZ…

  1. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Quinta-feira, 22 de outubro de 2020… O amanhecer nublado está me fazendo recordar um outro, de três anos atrás, em que me decidi falar sôbre LUCIDEZ, vejamos, ou melhor releiamos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s