GÊNESIS…

Domingo, 10 dezembro de 2017 – De novo no Lar de Idosos Recanto Tarumã, onde moro e vivo com uma centena de outros. – Estou aqui  na iminência  de deflagrar uma nova versão das minhas crônicas semanais, tendo em pauta a questão do por que estou – estamos – aqui na Terra, sendo que no meu caso há já 81 anos. Será que vale saber isso, ou é melhor só tocar o barco?. Sei lá.

Sabem posso não ter necessidade mas tenho curiosidades sim e … Tempo, né! Aí o retorno ao hábito da leitura, me fez concluir o título “O Céu e o Inferno” de Allan Kardek que mencionei na crônica RECOMEÇO de duas semanas atrás, e passar ao que seria o oposto, ou seja “A Gênese” onde ainda o mesmo autor exibe a visão da doutrina espírita para a origem da coisa toda.

Em síntese, o cara faz como assertiva “Dois elementos, ou se quiserem, duas forças regem o Universo: o elemento espiritual e o elemento material. A ação simultânea desses dois princípios fazem nascer fenômenos especiais”. Pois é assim, que me pus a entender que o primeiro elemento detém o conhecimento de como usar e modificar o segundo que, usado e ou modificado, o amplia ainda mais.

Sei que parece coisa de louco, né? Mas, convenhamos, faz sentido se ambos, espírito e matéria se fizerem evoluir simultaneamente. Nós, constituídos das duas forças, teríamos recebido do Criador o privilégio de crescer e evoluir, só que, com um certo livre arbítrio, que seria um limitador ou exacerbador de todo esse poder.

Olha, pode parecer complicado para vocês, mas o velhote aqui se imbuiu numa de “pensador” e após consultar o Livro de GÊNESIS da Biblia, com a ajuda da Internet…

Albrecht_Dürer_-_Adam_and_Eve_(Prado)_2Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Ele abrange uma ampla gama de bem conhecidas histórias do Antigo Testamento e nos dá um grande entendimento do nosso Criador e sua criação, ou seja, os seres humanos e o mundo que habitamos. O livro do Gênesis começa com a criação do mundo e as primeiras pessoas, Adão e Eva. 

Há o registro do nascimento do pecado original quando ambos comem da árvore do conhecimento.… saí de lá tinindo e, com a cuca lotada das visões analíticas de Kardek, desandei a gerar observações… todas minhas, juro:

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.Gênesis 1:2

O gênio aqui concluiu que o Espírito de Deus, referenciado no versículo recairia na especificação do elemento espiritual (o conhecimento) na sua concepção máxima do saber e poder em trabalho de criação.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:22

Aqui, não há jeito, está plenamente sintetizado o princípio do vínculo e dependência de criaturas semelhantes, também pela matéria. Sinto vontade de, em tom de blague, garantir que assim validou-se cada um dos atuais procedimentos de transplantes clínicos.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19

Isso aí já tem tudo a ver com o começo da crônica. Já não me importa saber porque  estamos aqui na Terra, basta nós idosos acreditarmos que o espírito prosseguirá sua jornada em busca da evolução. Podemos ajudá-lo com boas atitudes, isto por que somos pó e em pó nos tornaremos.. conforme…

GÊNESIS 3:19.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para GÊNESIS…

  1. zelia monçores disse:

    GOSTOU DOS DIVERSOS CASOS DA SEGUNDA PARTE DE O CÉU E O INFERNO? DEPOIS DIZEM QUE NÃO VOLTAMOS PRA CONTAR….RSRSRS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s