UM SER IDOSO…

Domingo,21 de janeiro de 2018 – Aqui estou, neste embaçado domingo de verão  (Curitiba é assim), no Lar de Idosos onde divido meu espaço com os outros seres, idosos como eu. Mas, afinal o que vem a ser UM SER IDOSO?     Bem, acredito que todos nós saibamos que se trata de um indivíduo com muitos anos de vida.

Quantos anos? Sei lá… “Segundo a Organização Mundial da Saúde, idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país. Wikipédia 

 

Sejamos práticos e realistas. Enfrentando  noticiários atuais, constatamos os fatos de que — não ser atropelado e morto aos oito meses de idade, num carrinho de bebê em pleno calçadão de Copacabana ou ainda, não ser imolado por fogo  numa creche em Janaúba, como o foram 8 crianças de 8 anos, além de uma professora, isso tudo em data recente — podem ser dois bons motivos para justificar idades avançadas, certo?

Perdoem a grosseria pela citação e lembrança de tão escabrosas notícias, porém, hão de convir que UM SER IDOSO, normalmente não consegue se aperceber da dádiva, que vem recebendo da Criação pelo simples fato de estar vivo, ainda que combalido por males ou desconfortos produzidos pelo desgaste, natural da existência ou pelos excessos que praticou.

Claro que existem exceções a esta regra tola que estabeleci acima.  Seres idosos que se dignam a utilizar a experiência e o conhecimento que capitalizaram em extensa e profícua jornada de vida,  para transmitirem bons ensinamentos e exemplos à quem os segue. São artistas, doutores, professores, consultores, orientadores espirituais ou simplesmente anciões serenos e tranquilos.   Todos, quando bem resolvidos e gratos ao Criador, pela graça recebida, são seres da graça.

Em contrapartida, outros (muitos) seres idosos, se ligam a ideia de que viver muito lhes confere poder e que, por tal, podem mais por ter vivido mais. Eles aí, se tornam políticos em ambos os sentidos (substantivo e adjetivo) da palavra. Tomemos como exemplo: Nossos homens políticos se utilizam da ação política para acumular cargos e mandatos isso os fazem cada vez mais poderosos. Sabemos que o poder corrompe, então, cada UM SER IDOSO que reelegemos é por, dedução um corrupto.

Aqui entre nós no Lar dos Idosos Recanto Tarumã, encontramos vários seres idosos em regime institucionalizado.     Todos dependemos e recebemos atenção e carinho de toda a comunidade organizacional da Casa. Aí chegam visitantes e voluntários que vêm contribuir da mesma maneira e assim, sentem-se úteis.

Temos tudo para nos sentir agraciados por isso e pela Providência. Claro que dentre nós podemos encontrar moradores privados de  recursos cognitivos ideais, deixando de perceber o “presente” a eles dedicado. Até os temos, mais a contrapartida também existe. Apresento aos senhores um outro, que é morador desde o ano 2003,

odamiriiO jovem da foto acima é nada menos que o Senhor Odamir Bartholomeu, nascido em 10/07/1932. O cara já faturou 85 primaveras e, desde que cheguei no Lar em 2009, eu o assisto tranquilamente servindo as nossas mesas nesse, mesmo refeitório, pelo café da manhã, almoço ou jantar. Para mim ele, Odamir é uma digna representação de …

UM SER IDOSO

 

 

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

2 respostas para UM SER IDOSO…

  1. Realmente é mais uma fase da vida que só descobre o que é quando entra nela… vendo de longe só se tem uma vaga idéia.. mas como bem disse, privilégio é chegar nela hoje em dia!!!!!

  2. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Há um ano postei essa crônica no intuito de homenagear um companheiro daqui da CASA, de quem felizmente detenho sua amizade. Na época ele ainda não lidava ainda com a tecnologia da rede social. Agora sinto necessidade de reexibir para éle esse material, vamos ver então, Odamir. Abraços companheiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s