PODEROSIDADE…

Domingo, 08 de Abril de 2018. A semana encerrada ontem foi para nós que aqui  moramos nesse  Lar, um tanto atípica.  Quinta feira à noite fomos colhidos  pela notícia da passagem para outro plano espiritual, do José Barbosa, companheiro nosso aqui no Lar.

barbosaSe lembram, Barbosa foi mencionado por mim, no mês de agosto, quando pude,  em PRIVILÉGIO, parabeniza-lo pelos cem anos de existência aqui na Terra. O tempo de sua passagem por aqui terminou nesta semana.

Outro fato que nos colheu, ontem à noite, foi o espocar de foguetes vindos lá pro  lado de Santa Cândida. A chegada do Ex-presidente Lula, à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba era festejada, naturalmente pelos favoráveis à sua prisão… Provavelmente será uma data histórica.

Rafael e Eduarda meus netos (10 e 8 anos), irão tomar conhecimento nas aulas da matéria agora no ensino médio, não sei com que formato e, seus filhos então, … só Deus sabe!  Nós bem lembramos das várias faces de Getúlio Vargas, Judas e Tiradentes…  Heróis ou vilões?

lula“Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva e mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi o 35.º presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. Wikipédia.”

Olha não sei se meus netos (ou seus filhos) terão a oportunidade de ler essas notas do avô(ou bisa), futuramente. Se isso acontecer, quero lhes dizer que por aqui vai estar rolando tão somente a opinião desse ancestral que vos escreve.

Lula no seu primeiro mandato como presidente, foi “o cara”. Mandou bem, à sua maneira, focando todas as atenções nos humildes, carentes e necessitados. Digo à sua maneira porque saiu distribuindo favores e ajudas, a torto e a direito, estabeleceu a criação de bolsas auxílios, medidas  de amparo e estímulo aos que denominava “sem terra”. Tornou-se um ícone de popularidade, entre os pobres desfavorecidos.

Quando retornou ao governo, 4 anos depois com votação expressiva, aí o bicho pegou. Na minha opinião um auto grau de PODEROSIDADE tomou conta de nosso Lula. Já explico: O ‘Grau de Poderosidade’ foi uma brincadeira criada pelo saudoso Grande Mestre Carlson Gracie para rotular alguns personagens (alunos) de sua academia.

O termo foi rapidamente adotado por muitas pessoas dentro da comunidade do Jiu Jitsu para definir aqueles que se acham especiais entre o grupo, como que uma escala de arrogância.

Outro lance a ser considerado no meu julgamento é daquela máxima de Lord Acton O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus,” que já  utilizei em outra crônica.

O Lula trasmudou-se. Atolou-se num lamaçal de corrupção e negociações com grandes empresas e empresários; diretorias da Petrobras; efetuou acordos com países como Venezuela e Cuba quando rolaram grandes e várias concessões em troca de alianças culturais e apoios logísticos. E o povão: “Viva Lula”.

Aí a “República de Curitiba”, como ele mesmo alcunhou, com sua máquina Lava Jato, conseguiu alcança-lo, julga-lo e agora condená-lo. Lula, entrincheirado no  Sindicato dos Metalúrgicos e  blindado pelos seus militantes, ergue o punho e em desafio, incita seus seguidores a fazer o mesmo… Os advogados preparam mais e mais, medidas protelatórias. (Trocadilhos à parte) para o líder do proletariado.

O falecido José Barbosa contava 100 anos de idade. Mas, eu estou com 81 e ele, o Lula, 72 anos. Nós dois, Lula e eu, já somos também bem idosos e seria ideal se conseguíssemos zerar nossos graus  de…

PODEROSIDADE

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PODEROSIDADE…

  1. Muito bom o texto… a gente por aqui também acha que ele foi corrompido pelo poder… uma pena.. tinha tudo pra ser o Salvador da Pátria… cuidemos da nossa própria poderosidade agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s