ESPERANÇA..

Domingo, 05 de agosto de 2018. Se eu fosse um de vocês, leitores bem mais jovens, e tivesse curiosidade em saber o que pode e deve conduzir na vida um idoso assim tipo 81 anos, jamais perguntaria a um deles.  Por que, muito embora possas julgar que toda vivência e experiências que acumulou o transformou em uma espécie de poço da sabedoria, isso não corresponde à verdade.

Ele pode estar vivendo lotado de incertezas e dúvidas não só quanto a si próprio, como também quanto aos parceiros da avançada idade. Tudo é – como tudo na vida – muito relativo. Seu grau de bom ou mau condutor da existência, estará diretamente ligado com o que aprendeu e conseguiu semear em seu caminho.

A chamada terceira idade – venho descobrindo – é a época da colheita de toda a semeadura feita pelo indivíduo nos processos anteriores. Se o cara nada quis ou pode semear de bom, está ferrado! Vai dançar na corda bamba, sem sombrinha!

 O pior é que o risco de despencar é imenso assim como o de não encontrar redes de proteção por baixo… aí nem se fala! Então na vertigem da queda, ESPERA, que algo amortize os impactos contra os vértices por vezes bem agudos da rocha.

Assim grande parte de nós passa a ser devoto das crenças do “quem espera sempre alcança” ou da “a esperança é a última que morre”, até constatar que a última das afirmações deixa-nos nitidamente conscientes de que a tal ESPERANÇA não é imortal. é a última, mais também fenece!

Decidi abordar esse tema hoje, porque tenho a ESPERANÇA de que escrevendo crônicas desse tipo – ainda que somente agora – seja-me concedido frente à observação e testemunho do CRIADOR, o rótulo de semeador de algumas hortaliças que eu ainda possa colher antes da minha migração para outra existência.

Aí, corri ao socorro da Internet onde colhi algumas poucas pérolas:

200px-Rabindranath_Tagore_in_1909Senhor! Dá-me a ESPERANÇA, leva de mim a tristeza e não a entrega a ninguém.– Senhor! Planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.– Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos.– Dá-me a razão para vencer minhas ilusões.– Deus! Conceda-me a força para dominar meus desejos.– Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios.– Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.– Ajuda-me a fazer feliz o maior número de possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas. — Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos. — Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção. — Deus! Encha meu coração com a divina fé… Faz-me um homem realmente justo.  Rabindranath Tagore

200px-Clarice_Lispector

Sonhe com o que você quiser. — Vá para onde você queira ir. — Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. — Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. – Dificuldades para fazê-la forte. — Tristeza para fazê-la humana. — E ESPERANÇA suficiente para fazê-la feliz. Clarice Lispector

silvana dubocNão se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. — Alague seu coração de ESPERANÇA, mas não deixe que ele se afogue nelas. — Se achar que precisa voltar, volte! –Se perceber que precisa seguir, siga! — Se estiver tudo errado, comece novamente. — Se estiver tudo certo, continue. –Se sentir saudades, mate-a. — Se perder um amor, não se perca!  — Se o achar, segure-o! Silvana Duboc

Confie Sempre
Chico-Xavier-1980Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. —  Ainda que os teus pés  estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. — Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. — Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. — De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. — Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. — Aprende e adianta-te. — Brilha a alvorada além da noite. — Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. — Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia. Chico Xavier

Ao término, pediria A ti –  bem mais jovem leitor(a) para desde já  – se é que almejas chegar a esta nossa idade (sabemos que está difícil) – saia buscando sementes de boa qualidade para colheitas no  futuro para que  não tenhas que te apoiar, como nós idosos, tão somente na…

…ESPERANÇA.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ESPERANÇA..

  1. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Hoje é 5 de junho de 2019. Como sempre faço fui dar uma olhada matinal no painel de administração deste Blog e notei que alguém havia acessado um “post”, uma crônica publicada há nove meses atrás. Sabem fiquei feliz por um dia haver escrito algo assim. Releiam comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s