SOCORRO AOS NECESSITADOS…

Domingo,23 de setembro de 2018… Em 2008 – há 10 anos – a data recaiu numa terça feira, e se constituiu no dia seguinte do meu ingresso aqui no Lar dos Idosos Recanto Tarumã, após bem sucedidas entrevistas realizadas na semana anterior com Denize Janz – então chefe do Serviço Social à época – e o Gerontólogo José Mário Tupiná Machado.

 A visita à Casa e a entrevista com ambos os profissionais me impressionaram bastante de forma positiva, mas confesso que o dístico na porta, também inscrito no tapete à entrada: “SOCORRO AOS NECESSITADOS”, pareceu-me assustador, afinal eu não me considerava um necessitado de asilo.

socorroNa realidade aquele era o nome – Razão Social – da ONG, mantenedora do Lar e, no decorrer destes dez anos acabei descobrindo o quanto realmente eu tinha necessidade, dessa experiência. Deus meu, quanto acréscimo obtive para a maior atenção ao meu corpo, ao meu espírito e às minhas relações sociais!

Aqui conheci, continuo conhecendo e me relacionando com pessoas dedicadas a servir e outras que vivenciam seus outonos da vida, de formas confusas e por vezes incompreensivas… Por pertencer ao segundo grupo, quanto aprendizado venho obtendo com o encontro e inter pessoalidade dos dois grupos.

Jovens mulheres, saem de suas casas e veem arrumar nossas camas; limpar banheiros e corredores; lavar e passar nossas roupas; distribuir medicamentos em horários agendados por auxiliares e profissionais de farmácia segundo prescrições de médicas e enfermeiras; dar banhos e trocar fraldas, tudo isso com altas doses de carinho e cumplicidade.

Terapeutas, diversificadas, inclusive nutricionistas que coordenam a produção e o serviço de alimentos e lanches; fisioterapia; psicoterapia; musico terapia; terapia ocupacional; assistência social… e tome atenção, carinho e cuidado conosco!

E conseguem realizar tudo isso assimilando e absorvendo rebeldias e por vezes incompreensões dos combalidos senhores com o físico e o cognitivo mutilados pela ação inexorável do tempo. Tornam-se membros de suas  famílias sem o sê-lo na realidade… coisa linda… maravilhosa e altamente didática… e eu apreendendo e aprendendo!

Coincidentemente, a ONG mantenedora do Lar  completou nesta sexta-feira (21), 97 anos de sua fundação em 1921. Sinto-me feliz e abençoado e, querem saber? Acabei achando tremendamente apropriado o título da ONG mantenedora…

SOCORRO AOS NECESSITADOS.

Vejam no Facebook: O ANIVERSÁRIO.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SOCORRO AOS NECESSITADOS…

  1. Zelia disse:

    Excelente reflexão Mano Jura!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s