TENHO PENSADO MUITO…

04 de novembro de 2018… Novamente de volta ao horário de verão, após levantar e prestigiar o café daqui do Lar de Idosos Recanto Tarumã, sento-me à frente do computador e vou visitar o “camarada “ Facebook. Aí ele me traz de volta há  cinco anos atrás quando por aqui compartilhei uma imagem com pensamentos freudianos.

freudPois é, gente, ultimamente TENHO PENSADO MUITO, no mundo, nas coisas e principalmente nas pessoas que me acolhem, que me cercam e que comigo dividem suas existências. Aí me transporto às minhas mais recentes leituras noturnas em torno de outro pensador notável, René Descartes autor, todos sabem, do celebérrimo: “Penso, logo Existo”.

Estou existindo pessoal. Nas vésperas de completar 82 anos – agora ainda em novembro – venho baseando grande parte desta vida, nas reflexões desses caras que viveram aqui no planeta bem menos tempo -. Descartes, por exemplo, morreu aos 54 anos – mas nem por isso se impediram de deixar riquíssimos legados das suas observações e experiências.

Cada elemento, notadamente o feminino, que sai de sua casa, de seu lazer, de seus amores para vir aqui, neste Lar de Idosos, servir, assistir e cuidar de nossas mazelas, dores  e necessidades me deixa em estado de paixão. É… Confesso-me apaixonado por todas e cada uma delas.

ABACNo livro “As Paixões da Alma”, Descartes, que primava pelo hábito de sistematicamente, matematizar todo seu trabalho – ou seja conduzir para o seu jeito matemático “método singular de disputar em filosofia”, segundo seus mestres – enfileira fórmulas envolvendo o espírito e o corpo como variáveis em constante interligação, comprometimento e simultaneidade.

Aí o coroa aqui, dana a ajustar-se a tais fórmulas envolvendo suas convicções espirituais e seu decrépito e já comprometido corpo em confronto com a pujança e alegria juvenis dessa gente maravilhosa e o resultado se torna no evidente e quase incontido estado de paixão a que me referi acima.

Prezaria muito que pelo menos uma parte – ainda que minúscula – desse sentimento, perdurasse após o cumprimento de minha passagem e estadia por aqui, por este plano e flutuasse no espaço como legado de bem querer àqueles que querem bem aos semelhantes, nisso, eu …

TENHO PENSADO MUITO.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para TENHO PENSADO MUITO…

  1. Zelia disse:

    Ser grato é segredo do em viver!!!!
    Linda sua gratidão !
    Te amo Mano Jura!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s