DISCIPLINADO…

Quarta-feira 02 de janeiro de 2019. O novo ano chega pronto para se estabelecer. Até ontem emissoras de rádio e televisão estiveram nos impingindo retrospectivas do ano que se despediu e aí pudemos, ao vivo e à cores, nos confrontar com incidentes e acidentes ocorridos em 2018, aqui e no mundo!

Eu quero mais, sinto necessidade de rever e relembrar flagrantes registrados comigo e com um sem número de pessoas (entidades eu diria)  que  povoaram — por todos esses dez anos que tenho vivido neste Lar — meus pensamentos e minha atenção ao fato de que estou vivo, por causa de todas e cada uma delas.

MiguelãoAí interrompo tudo. Paro tudo por que uma notícia explode pelos corredores. Bem agora fico sabendo que o companheiro Miguel Alonso dos Santos, antigo morador da Casa e que até ontem recolhia os recipientes das mesas do refeitório, deixados após o jantar, acaba de falecer.

Os médicos socorristas da Empresa que procede os atendimentos emergenciais daqui do Lar, haviam sido chamados para atendê-lo em uma crise de mal súbito e, estão se retirando agora após assisti-lo, deixando-nos com a dolorosa notícia de que ele não resistiu a um episódio de parada cardiorrespiratória…

PIC_0612Agora volto ao computador e já é noitinha são 19:50. Acabamos de jantar e eu não consigo deixar de lembrar o acontecido e, principalmente não consigo deixar de lembrar do Miguel, do falecido, companheiro e amigo desde que aqui vim morar. A música que ouço agora é “Petit Fleur” (pequena flor).  Nem sei por que ela me transporta para o gordo, surdo e mudo que havia acabado de nos deixar!

 Ao entrar nesta Instituição há 10 anos, eu o fiz – meio contra a vontade de meus dois filhos – pela necessidade de suprir um espaço (cratera enorme) vazio que vinha se apoderando da minha realidade de idoso com 72 anos, aposentado e separado de uma companheira.

Nem imaginam como e quanto aprendi… e continuo aprendendo neste ambiente tão heterogêneo com seres tão distintos entre si. Muito tenho escrito por aqui, por este Blog, fazendo denúncias do meu espanto, estarrecimento mesmo, quanto a similaridade das coisas e pessoas – que aqui moram ou se dedicam aos que aqui moram – com as outras muitas pessoas que encenam seus papéis no teatro social de fora desses muros.

A minha sensação é a de que anda faltando disciplina. Wikipédia (Internet) me esclarece:

Disciplina é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

Do ponto de vista social, a disciplina ainda representa a boa conduta do indivíduo, ou seja, a característica da pessoa que cumpre as ordens existentes na sociedade.Neste aspecto, o oposto de disciplina é a indisciplina, quando há a falta de ordem, regra, comportamento ou de respeito pelos regulamentos.

Manter a disciplina ainda pode estar relacionado com o ato de ser constante, ou seja, se dedicar no cumprimento de determinada tarefa para o alcance de um objetivo final, por exemplo. Aliás, ter disciplina no trabalho é fundamental para o bom desempenho de qualquer profissional.

O DISCIPLINADO Miguel, tornou-se responsável por uma enorme fatia de bons conhecimentos e prática, neste meu aprendizado de fim de vida. Mudo e surdo! Então só lhe restava sabiamente conduzir-se pelas normas e regulamentos. Persegui-los mesmo. O bom senso, naturalmente o obteve das observações da própria vida e resultados havidos.

Somos mais de uma centena de moradores com algumas dezenas de funcionários, muitos visitantes e trabalhadores voluntários, terapeutas, técnicos e gestores.

Da mesma forma que pude retirar do falecido, em dez anos, subsídios para me sentir até um pouco orgulhoso do que tenho conseguido ser e fazer ou deixar de fazer pela boa causa desse Lar dos Idosos Recanto Tarumã…; faço minha convocação a cada um dos que que aqui moram ou por aqui orbitam, que procure ser, assim como Miguel Alonso dos Santos, um ser bem mais…

DISCIPLINADO

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para DISCIPLINADO…

  1. Zelia disse:

    Meus sentimentos Mano Jura!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s