PAREDES…

Domingo 13 de janeiro de 2019. Leitor(a) amigo(a), creio já ter anteriormente descrito cada um de nós – moradores desse Recanto – vivendo de certa forma reclusos entre muros, PAREDES e corredores. Tenho, entretanto, a certeza de essa afirmativa nunca terá sido julgada por vocês de forma literal, pois como sabem, somos totalmente livres e com direitos a usar e até abusar do tão decantado Livre Arbítrio, com que o Criador nos dotou e presenteou.

Vez em quando alguns de nós saem do intramuros para visitar o “lá fora” depois é claro, retornamos lépidos e fagueiros para esse Nosso Lar. Ontem (sábado), foi a minha vez de fazê-lo para, de novo, visitar filho, nora e netos… matar saudades.

Aqui hoje,  ao amanhecer olho pela janela e fico assistindo  colegas da Ala 1 – se instalarem no pátio que a separa da nossa Ala 2 – em busca de um melhor lugar ao sol e à luz bem após ao café e  banho… Vou já pra lá me juntar a eles… Se não lembram, leitores, reponho aqui o conhecimento de que o Lar é dividido em Alas, cada uma delas com pouco mais de uma dezena de dormitórios.

pic_0792A Ala 1 – convenientemente situada mais próxima aos setores de enfermagem, assistência médica e banhos, hospeda cerca de um terço da população com seus moradores totalmente dependentes de cuidados e atenção. Congrega cadeirantes, deficientes físicos, e uns poucos “fora da casinha” com baixo cognitivo. A maioria queda-se no pátio dando a sensação de apenas olhar as vazias PAREDES e os aviões no firmamento.

pic_0790Ala 2 e Ala 3 – acolhe moradores independentes e semi-dependentes. Na distribuição dos dormitórios com duas ou três camas cada, a genialidade de nossos(as) gestores dispõe pelo menos um independente  com semi-dependente(s).  E a coisa flui que é uma beleza! E, por falar em gestão… Estamos vivenciando com um trabalho de revitalização da Casa. Você pode clicar sobre as imagens. Outro dia irei mostrar-lhes o pós revitalização.

pic_0793Dá gosto ver os trabalhadores contratados, dando um “trato” em forros, pisos e PAREDES.  A revitalização da Ala 3, praticamente concluída leva-me a crer que a minha Ala 2 entrará em trabalhos de parto, perdão, de revitalização, na semana que amanhã se inicia. Vou então flagrar os retratos que mantenho na PAREDE por sobre minha cama e reter as recordações… afinal, tudo irá mudar…

Um dos meus ramos genealógicosVou falar um pouco da minha “visita” de ontem e do profundo orgulho e sorte que tenho com os “visitados”, ou seja, com meu ramo familiar mais próximo. Cheguei já bem perto do horário de almoço e ajudei a atacar a deliciosa lasanha produzida pela Cris.

Comemos e conversamos basicamente sobre questões polêmicas envolvendo o ensino básico.

Afinal as crianças da casa possuem ambas, as idades para o uso e aproveitamento dele e nós outros os adultos, interessamo-nos em conhecer como autoridades e professores estão cuidando do assunto.

Depois do almoço, enquanto os pais descansavam um pouco, as crianças pediram ao avô para que os enfrentasse em uma partida de “buraco”. Levei uma pequena vantagem, embora ambos quisessem me “encostar na PAREDE”. Ao fim do jogo rolou o indefectível cafezinho e mais “papo furado” com os já descansados donos da casa.

tabua na cozinhaEnquanto eu falava da revitalização aqui no Lar, o assunto PAREDES, levou-me a trocar com eles observações, com relação a algo para mim admirável. Trata-se de uma “arte” curiosa que cultivam no espaço “cozinha-copa-sala” sabem aonde? Pois é, bem na principal PAREDE de ligação e domínio do referido espaço.

 Vejam na foto. Uma gigantesca “tábua de carne” pejada de recados e informações é constantemente “atualizada” pelo “artista” Pedro Monçôres. Não sei vocês mas, eu acho lindo, primoroso mesmo… sabem, pai coruja!

Gostei da ideia e ainda vou importá-la um dia, para que nossas terapeutas e coordenadoras venham a usar em nossos processos de agendamentos diversos. Elas com certeza saberiam que informações manteriam para nós “atualizadas e acesas” em painéis como este distribuídos por nossas novas e revitalizadas…

PAREDES.

Querendo, cliquem aqui para ver um vídeo legalzinho.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s