A MULHER E SEU DIA…

Domingo 10 de março de 2019.  Na semana encerrada hoje, aconteceu, na sexta-feira (08) mais um dia DIA INTERNACIONAL DA MULHER. A “Rede” esteve lotada de publicações! Muitos postaram imagens e artigos exaltando este ser que a Criação Divina, em momento de sublime inspiração, incluiu no seu extenso plantel de obras… Liga o som.

Por essa razão decidi escolher como tema para esta cônica, A MULHER E SEU DIA. Para protagonista elegi a Esmeralda. Por que? Sabe que não sei direito? Talvez pelo fato dela conhecer deste Lar de Idosos Recanto do Tarumã, muito mais do que eu. Afinal ela está por aqui desde 1991 (há 28 anos) servindo, se doando.

Chega então uma data como essa e Esmeralda acorda lá para as cinco da matina, pula da cama e enceta o início de uma jornada, segundo ela, igual a de qualquer outro dia até que alguém, um familiar, vizinho ou dono do mercadinho saúda e parabeniza pelo Dia da Mulher… Então ela se lembra, sorri, agradece e toma sentido (ou deveria) da sua importância na vida e na sociedade.

Falando em mercadinho, nossa protagonista lembrou neste dia de atender os pedidos de um ou dois cidadãos dependentes (sempre muito dependentes) da sua atenção e boa vontade. Um deles, este cronista, vai receber de suas mãos o reabastecimento semanal de itens alimentares: pote de doce de banana; pacote de goiabada e bandejas de frios para reforço do lanche da Casa.

ESMERALDABem, o flagrante da entrega cerimoniosa, está bem aí e eu pude fazê-lo usando a câmera do computador. Pois bem, leitores essa dedicação por nós moradores — que é ofertada, antes mesmo do início do expediente do trabalho pela Esmeralda — tem prosseguimento aqui no Lar todo dia, o dia todo, e é exercida também – com o mesmo desprendimento – por todas as outras mulheres do Lar.

Suas colegas, auxiliares, chefes, supervisoras,  técnicas e profissionais em todas as áreas do atendimento a nós, idosos (como já informei antes 90% do efetivo é feminino) fazem soar em uníssono uma maravilhosa sinfonia e coro de amor pelo que fazem, pelo que realizam por esses velhos guris, por vezes malcriados, mal agradecidos e mal realizados, mas que por sorte, nunca deixam de ser bem tratados e bem queridos por essas deusas.

São elas senhoras, mulheres realizadas e em realização, jovencitas cuja idade é inferior ao tempo de trabalho da Esmeralda aqui no Lar – cozinheiras, copeiras, lavadeiras, arrumadeiras e pessoal de enfermagem — que seguem alguns de seus exemplos e por isso fico com a certeza de que focado em cada uma delas e independente da data estarei descrevendo…

A MULHER E SEU DIA.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A MULHER E SEU DIA…

  1. Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:

    Domingo, 08 de março de 2020. DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Mulher, o único caminho que o senhor DEUS nos ofereceu para chegar até aqui, neste vale de lágrimas. Recordo-me que ano passado notei o brilho de uma pedra preciosa no meu caminhar por este “vale”… Uma Esmeralda, que descrevi e releio. Venham comigo agora clicando bem em cima de onde…

    …SINTO BRILHAR A ESMERALDA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s