VULNERABILIDADE SOCIAL…

Domingo, 09 de junho de 2019. Como sabem moro – com meus oitenta e dois anos atuais – há pouco mais de dez destes anos aqui neste Lar de Idosos Recanto do Tarumã, tempo mais que suficiente para recluso, não estar sabendo muito dos acontecimentos e instituições que fora desses nossos muros, vão tocando a vida desse mundão de gente aí fora.

O reflexo desses fatos externos, nós o percebemos naturalmente no convívio diário com os trabalhadores da casa, visitantes e aqueles que tem a facilidade de ir e vir, entrar e sair isso sem contar com os noticiários televisivos e a pródiga internet com suas redes sociais, que não nos deixam totalmente no escuro.

Sei e percebo que o desrespeito, a violência e o descaso de seres humanos uns para com os outros tem atingido níveis quase insuportáveis aí fora de nossos muros o que acaba nos tornando –  idosos institucionalizados em Casas como essa nossa – seres vivendo em autênticas zona de conforto, graças aos cuidados e atenções de uma gente ciosa de suas responsabilidades e civismo.

42421170_1913591912065250_9090457290263232512_nContamos aqui com fiéis mantenedores e administradores de nossos ganhos e direitos sociais, para que a nós não faltem alimentos, medicamentos, e vestuário limpo e adequados à nossa necessidade e dignidade, numa organização a beira de completar cem anos de existência.

Ouvi falar e li qualquer coisa sobre VULNERABILIDADE SOCIAL. Fui na Internet e lá estive sabendo que:

Vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão a margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos.

Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social são as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e a ausência de um ambiente familiar, por exemplo.
As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo a sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência.

Lá fora sabemos e assistimos a Sociedade e as Autoridades de Públicos Ministérios lutar em busca de proteção e ações para minimizar a Vulnerabilidade Social de outros indivíduos idosos. Tenho absoluta certeza e a esperança de que os Juízos do Ministério Público sempre saberão como bem avaliar e preparar cada elemento que se apresente candidato a condição de vulnerável socialmente falando.

42421170_1913591912065250_9090457290263232512_nE os escolhidos, realmente idosos e vulneráveis, desembarcarão humildes, agradecidos e prestativos em locais como esta Nossa Casa que por 97 anos vêm livrando a nós, autênticos idosos da autêntica…

…VULNERABILIDADE SOCIAL

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s