DIAS DE SÃO COSME E DAMIÃO…

bado, 26 de setembro de 2020. Publiquei e agora preciso reler este texto. Oito anos se passaram rapidamente e quase não me apercebi de dois fatos impressionantes:… Um dos meus dois filhos já completou 28 anos de casamento e reside nos Estados Unidos há 15 anos, enquanto o caçula atinge os cinquenta e um de idade aqui no Brasil…  Tenho a leve  a sensação de que estou ficando velho.

Espaço de Jurandyr

27 de setembro de 2012. Voltei a consultar o Wikipédia, no Google, onde capturei a seguinte definição: “Santos Cosme e Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é devida por exercer a medicina sem cobrar por isto. Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Então lembrei dos meus tempos de infante, no Rio de Janeiro. Seguidores e simpatizantes dos cultos afro-brasileiros faziam-nos correr de um para outro local à cata de balas e doces doados em oferendas prometidas aos santos irmãos… Uma farra, pura alegria das crianças gulosas e descomprometidas com as origens das dádivas. Um pouco deste prosaico cerimonial acabou transbordando para a infância de meus dois filhos, o Paulo…

Ver o post original 534 mais palavras

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s