SINTO-ME ENVOLTO EM CHAMAS…

Domingo, 11 de outubro de 2020... Meio zureta das idéias vejo as constantes notas na TV, falando das queimadas pelo mundo todo. Parece que está toda a gente reincarnando Nero. Aí me recordo da infância, quando ainda aprendia a ler e me imiscuia na guerra de Hitler que andou mandando incendiar Paris em nome do Poder Nazista

Em 27 de fevereiro de 1933, o Reichstag, em Berlim, foi ateado em fogo e, como resultado, foi visto como o acontecimento crucial para o estabelecimento da Alemanha Naziztsta… O incêndio começou na câmara de sessão,] e quando a polícia e os bombeiros haviam chegado, a Câmara dos Deputados já tinha sido engolida pelas chamas.

Já na adolescência, fiquei tomando conhecimento, pela Bíblia, do Nero Incendiário contumaz.

Nero, o imperador romano insano

Ele pode até não ter incendiado Roma. Mas fez uma porção de outras atrocidades

Calma lá! Os historiadores modernos acreditam que o mais provável é que o fogo tenha nascido por um acidente – e não provocado por Nero. A única certeza é que houve realmente um incêndio arrasador…

A jornalista Thaís Oyama, do UOL, apurou com fontes próximas ao Planalto que Bolsonaro “vai partir pra cima” do ambientalistas que ele classifica como “esquerda” que tenta usar a questão ambiental para desgastar o seu governo.

No Pantanal, o fogo já atingiu, até o final de agosto, mais de 12 % do bioma. Na Amazônia, os números de queimadas e incêndios florestais registrados até o dia 14 deste mês já superaram setembro inteiro de 2019, um crescimento de 86% para o período, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Mas para o governo o problema são os ambientalistas. De acordo com um assessor, o Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão, foi criado para ser a face engajada do governo e mostrar que o Brasil estava disposto ao diálogo.

“Mas é como israelenses e palestinos: inútil dialogar se o outro lado só quer confronto”, afirma o assessor. “Se é assim, vamos para cima. Não é a Greta que vai definir a política ambiental brasileira”, afirmou, em referência à adolescente sueca que virou símbolo da causa da preservação ambiental.

O general Augusto Heleno, chefe do GSI, já começou a tentar construir essa narrativa nas redes sociais. Ele afirmou que a campanha “Defund Bolsonaro” (Desfinancie Bolsonaro) seria obra da Articulação dos Povos Indígenas. Segundo ele, a entidade presidida por uma “militante do PSOL e ligada ao ator Leonardo Di Caprio”, atuaria “24 horas por dia para manchar a imagem” do Brasil no exterior”.

IBIS RENASCERÁ DAS CINZAS…

…pois…

SINTO-ME ENVOLTO EM CHAMAS

.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s