Sôbre o local

LAR DOS IDOSOS RECANTO TARUMÃ – CURITIBA – PR – 2019

É onde moro cercado de homens que constantemente são acometidos da sensação de passagem vertiginosa do tempo. É comum, muito comum mesmo, surpreendê-los em transe ou comentários rememorativos de uma época que, aparentemente, para eles “não vai longe”, em que estavam em plena luta para patrocinar o bem estar seu e da família, estudo para os filhos e o engrandecimento dos bens patrimoniais.

Lamentavelmente, família, patrimônio e filhos, embora os tenham desgastados bastante , ganharam vida e interesses próprios e lhes valem bem menos do que as atenções a eles dedicadas pela estrutura organizacional da I.L.P.   (Instituição de Longa Permanência – pomposo nome que substitui ASILO), que os acolhe, alimenta, protege e lhes proporciona a atenção, o carinho, a distração e o respeito de funcionários, voluntários e obviamente,  seus pares, outros idosos.

socorro “A instituição Sociedade Socorro aos Necessitados, fundada em 1921 é a mantenedora daqui do Lar dos Idosos e de uma creche no centro de Curitiba. Clara a dedução, se tem 98 anos e ainda não se desintegrou é porque é séria. O Recanto é um maravilhoso lugar, lotado de maravilhosas pessoas dedicadas a servir uma plêiade de pic_0414homens no crepúsculo de suas vidas. Desde o dia 22 de setembro de 2008 (há onze anos), estou aqui desfrutando de um universo nunca dantes imaginado por mim e, tenho certeza por nenhum de vocês, leitores. Uma coisa é assistir matérias sensacionalistas nos veículos de comunicação exibindo imagens apocalípticas de asilos em que os residentes são trapos humanos ultrajados, vilipendiados e maltratados por desumanos carrascos, outra coisa é testemunhar o respeito que aqui é proporcionado àqueles que “ousaram viver tanto”. Coisas do Sul do Brasil, coisas de Curitiba! ”.

Este é o cenário  de um imenso palco onde atores e atrizes sociais exercem papéis de intenso teor de solidariedade:

  • Comerciantes e empresários atuantes membros da Sociedade Curitibana, vem se revezando por toda a existência do Instituto, na voluntária tarefa de administrar seu patrimônio, bem como os recursos e doações originadas de agentes públicos e da iniciativa privada.
  • Funcionários da casa, dos mais diversos níveis de atuação e escolaridade, cedem o máximo de si com extrema capacidade de entrega aos “avôzinhos”.
  • Voluntários vêm, a partir de suas casas, escolas, associações e igrejas trazer seu tempo e conhecimento para oferecer a nós outros.

Todos envolvidos ativamente na missão divina e cristã, implícita e explícita no mandamento “Amai-vos Uns aos Outros”.

Leitor, neste Lar de Idosos, só não prescindimos da tua vontade de ajudar, colaborar e se doar. Vale bem a pena contribuir e amar muito tudo isto.

CHEGUE MAIS!

Rua Konrad Adenauer,576 – Tarumã – Curitiba – PR Fone: 41-3083-4900