Um Sonho…

SALÃO COM PISCINA PARA HIDROTERAPIA E HIDROGINÁSTICA

Quarta-feira, 04 de julho de 2018. A idéia é basicamente a de construção de um Salão, provido de piscina com profundidade e rampa de acesso adequadas à prática da hidroterapia e   exercícios de aplicação da hidroginástica para idosos, inclusive e sobretudo, aqueles com problemas de mobilidade como eu próprio, ou com atrofia nos membros.

 

Inspirei-me no modelo existente na Faculdade Unibrasil, aqui ao lado o qual tive a oportunidade de usar por dois meses. Percebi que o mesmo poderia ser adaptado no espaço vago ao lado e à direita  da nossa atual sala de fisioterapia.

No decorrer da última semana de junho, o presidente da mantenedora  do nosso Lar, Antônio Carlos dos Santos Lima na presença e ao lado da Jocélia Lopes Pires, nossa Assistente Social, me confidenciaram  que: se  agora nas duas primeiras semanas de julho conseguirmos obter projetos e orçamentos adequados, deteremos grandes possibilidades de logo obter recursos para a consolidação do sonho.

Enxergo e estou visualizando quatro tipos de projeções  de estudos e orçamentos na composição do processo, como um todo:

  1. Montagem e construção no espaço livre e descoberto já referenciado, com dimensões de 12 x 16 mts, de uma plataforma, na metade desse espaço, com uma elevação de 1,20 mts — contendo a piscina completa com processo de aquecimento, sistemas e facilidades de imersão — provida de rampas e escadas de acesso.

  2. Revitalização de um espaço coberto existente e disponível ao lado da área  mencionada anteriormente para – após adaptação — ser utilizada como uma espécie de vestíbulo de preparação pré e pós uso da piscina pelos usuários,  contendo banheiro, vestiário e espaço de circulação e permuta de cadeiras de roda.

  3. Montagem e construção de uma via especifica de acesso ao local, a partir do edifício onde estão situadas as alas de moradia dos futuros usuários, constando basicamente de uma passarela baixa, lateralmente protegida para a passagem de pessoas e cadeiras de roda. A passarela deverá contar com cerca de 40 a 50 mts de extensão entre os dois edifícios.

  4. Montagem e instalação por empresa especializada, de cobertura e anteparo, leve e translúcido, contra possíveis intempéries sobre e entorno da plataforma da piscina assim como também cobrindo a passarela.

Torna-se evidente que os processos embora venham a ter suas consecuções realizadas, umas em decorrências das outras, na ordem aqui relatada, podem e devem ser  projetadas e orçadas com antecipação para que possa ser feita uma análise e avaliação global por parte da mantenedora da Instituição.

Um detalhe importante para conhecimento dos empreiteiros. Como se trata de um Lar de Idosos existente aqui em Curitiba há  97 anos (logo, uma instituição séria), não se cogita falar-se e planejar super-faturamentos. Trata-se de prestação de serviços dignos com renumeração também digna, com direitos à benéfices fiscais e o poder de ter seu nome incluído entre nossos colaboradores.

 Na representação dos moradores do Lar dos Idosos Recanto Tarumã, que tenho o atrevimento e a ousadia de me investir, agradeço pelo atendimento e atenção dos senhores diretores e conselheiros   de nossa  mantenedora a Socorro aos Necessitados bem como aos  funcionários da Secretaria,  que venham dar força  a esse chamado.

ABAIXO O CROQUI RESUMO DE TODA A HISTÓRIA:

PISCINA

Jurandyr Mendes Monçores – 82 anos. – Morador há 11 anos.

Celular: 99154-0689

e-mail jurandyr@moncores.com.br

blog. https://seujuradorecanto.org/